Procempa e Santa Casa avançam no combate ao câncer com Inteligência Artificial
A Procempa, em colaboração com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Massachusetts General Hospital (MGH), está avançando no combate ao câncer com o uso de inteligência artificial (IA). O projeto, que teve inÃcio com a calibragem do modelo de inteligência artificial MirAI para detecção precoce do câncer de mama, apresentou resultados promissores, com Ãndice de precisão em torno de 81%. A tecnologia, desenvolvida pelo MIT, auxilia no diagnóstico médico, identificando tumores em estágios iniciais que poderiam passar despercebidos em exames tradicionais.
"A parceria entre a Procempa, a Santa Casa e instituições de renome internacional como o MIT e o MGH demonstra o nosso compromisso em trazer o que há de mais avançado em tecnologia para a saúde pública", afirma Marcio Scherer, supervisor da área de Inovação da Procempa.
A equipe já está trabalhando na calibragem de outra IA, o Sybil, também desenvolvida pelo MIT,  para a detecção precoce do câncer de pulmão. A expectativa é que ambas as tecnologias estejam disponÃveis em breve para hospitais e clÃnicas de todo o Brasil.
Â
Gilmar Martins