Procempa garante disponibilidade dos sistemas do complexo regulador da saúde
Desde que a Procempa desligou seu Datacenter Secundário (DC2), mantendo a operação do data center principal em funcionamento, começou a busca por alternativas para que pudesse ser realizada a redundância nos sistemas do complexo regulador da saúde, que atendem Porto Alegre e o Estado na gestão da saúde pública, incluindo os gerenciamentos de leitos e internações (Gerint), de consultas (Gercon) e de procedimentos especiais, como a oncologia (Gerpac). A redundância em TI é uma estratégia que duplica a infraestrutura tecnológica, garantindo assim a disponibilidade de um sistema.
A diretora técnica da Procempa, Débora Roesler, explica que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) se aliaram a essa iniciativa e foi possÃvel realizar a redundância desses sistemas da saúde no Datacenter do Serpro, garantindo que eles continuem funcionando em caso de eventual inoperância do Datacenter da Procempa.Â
Devido ao desligamento das casas de bomba próximas à sede na avenida Ipiranga da companhia, foi necessária a desativação temporária do Datacenter Secundário (DC2) da empresa e o quadro elétrico do prédio e do Centro Integrado de Comando (Ceic). O principal Datacenter (DC1), no entanto, está seguro por estar localizado em local alto e com abastecimento de energia constante por gerador. A Procempa mantém em operação 100% dos seus sistemas e aplicações, inclusive aqueles que são essenciais ao serviço público e à prefeitura.
Complexo Regulador da Saúde – O Sistema do Complexo Regulador de Saúde da Capital é referência no Brasil. É uma estrutura regulada pelo Ministério da Saúde, no âmbito dos estados. Em Porto Alegre, as plataformas Gerint, Gercon e Gerpac, desenvolvidas pela Procempa a partir de uma demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), compõem o sistema do Complexo Regulador e realizam a gestão automatizada, proporcionando controle e eficiência a todo o processo de agendamento de consultas, ocupação de leitos e distribuição de medicamentos. Em abril deste ano, Procempa, Prefeitura de Porto Alegre e o Governo de Goiás formalizaram parceria para adoção do Complexo Regulador também em terras goianas.
Â
Lissandra Mendonça