Procempa integra sistemas usados no HPS
Na última semana, a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) deu início à integração de dois sistemas usados no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, permitindo informar em tempo real ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) casos de pacientes acidentados no trabalho. A nova solução tecnológica ocorre por meio da integração dos sistemas desenvolvidos pela companhia, Siho e Sentinela.
Para a diretora do HPS, Tatiana Breyer, esta é uma grande mudança no fluxo de notificação compulsória de acidente de trabalho. “A integração transformou o processo. O sistema Sentinela vai ajudar os pacientes a ter uma notificação mais ágil e, desta maneira, teremos dados mais confiáveis para acompanhamento e tomadas de decisão”, comemora Tatiana.
Antes da implementação tecnológica, o processo era realizado de forma manual, por fichas de papel, que eram agrupadas quinzenalmente e enviadas ao Cerest. Nesse cenário, havia o problema de subnotificações: casos informalmente notificados, sem o preenchimento adequado das fichas.
“Com a mudança, a expectativa é de que a solução forneça maior transparência sobre os casos, que serão preenchidos diretamente no sistema e enviados automaticamente à entidade de Vigilância da Saúde dos Trabalhadores”, ressalta Cléo Lisboa, analista de projetos da Procempa.
Como funcionam os sistemas
O Siho é o sistema de prontuário eletrônico do paciente, que atende os hospitais de pronto atendimento de Porto Alegre. Já o Sentinela, é o sistema de notificação do Cerest, que informatiza as fichas de agravos relativos a acidentes de trabalho. A integração permitirá que seja enviado uma notificação em tempo real ao Cerest, assim que pacientes acidentados no trabalho receberem o atendimento hospitalar.
Lissandra Mendonça