Programa de Empreendedorismo Feminino ter√° palestra on-line gratuita nesta quinta

18/08/2022 09:00

O¬†2¬ļ Talk do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre ocorre nesta quinta-feira, 18, √†s 14h. Com o tema Mulheres de Corpo e Alma, a palestra on-line abordar√° a import√Ęncia de considerar aspectos pessoais e profissionais para trilhar um caminho de equil√≠brio nos diferentes pap√©is da mulher. As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. A transmiss√£o do evento ser√° no Youtube do Sebrae/RS.

As palestrantes L√ļcia Torres e Marina Ventura¬†trar√£o seu olhar sobre o assunto. L√ļcia √© professora, mestre em Literaturas de L√≠ngua Portuguesa pela Ufrgs, educadora, escritora e terapeuta, com v√°rios livros e artigos publicados. √Č mentora e facilitadora de c√≠rculos femininos desde 1994 e astr√≥loga h√° mais de 40 anos. Marina √© mentora de autoconhecimento, terapeuta e professora. Ministra cursos de transforma√ß√£o e desenvolvimento pessoal e aulas em sua escola de autoconhecimento. Nos √ļltimos cinco anos, compartilhou a sua jornada nas plataformas digitais.

O evento √© a uma realiza√ß√£o do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Primeira Dama, do Gabinete da Inova√ß√£o, da Procempa, da Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc), das secretarias municipais do Desenvolvimento Econ√īmico e do Desenvolvimento Social. Tamb√©m atuam como parceiros o Coletivo POA Inquieta, Nau SpaceLive e Sebrae/RS.

Fomento ao empreendedorismo feminino -¬†‚ÄúO autoconhecimento √© necess√°rio para a mulher¬†entender seu prop√≥sito, quais as suas for√ßas e potenciais. N√£o existe uma receita pronta para isso. Nossa for√ßa est√° dentro de n√≥s e conhec√™-la √© o nosso grande diferencial de performance‚ÄĚ, aponta a¬†presidente da Procempa, Let√≠cia Batistela.¬†

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Rio Grande do Sul em 2021, as mulheres est√£o √† frente de apenas 33% dos neg√≥cios mapeados. Por outro lado, 48% das mulheres empreendedoras entrevistadas conseguiram sair de relacionamentos abusivos e at√© violentos ao empreender e iniciar seus pr√≥prios neg√≥cios. ‚ÄúMovimentos como o do Programa de Empreendedorismo Feminino de¬†Porto Alegre promovem uma consci√™ncia coletiva, na qual toda menina ou mulher toma para si o poder sobre suas decis√Ķes e se posiciona diante dos objetivos que almeja. Com isso, vence desafios, impactando na equidade de todas as ordens‚ÄĚ, aponta a secret√°ria municipal da Educa√ß√£o, S√īnia S√īnia Maria Oliveira da Rosa.

O secret√°rio municipal da Inova√ß√£o, Luis Carlos Pinto da Silva Filho, observa que a√ß√Ķes como esta s√£o fundamentais para fomentar a inova√ß√£o inclusiva na nossa cidade. ‚ÄúAo longo das nossas experi√™ncias com o Programa, estamos aprendendo sobre como podemos atuar de forma mais efetiva para gerar pol√≠ticas que impactem positivamente as empreendedoras de Porto Alegre‚ÄĚ, projeta.

Liana Rigon