Programa de Empreendedorismo Feminino terá palestra on-line gratuita nesta quinta

18/08/2022 09:00

O 2º Talk do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre ocorre nesta quinta-feira, 18, às 14h. Com o tema Mulheres de Corpo e Alma, a palestra on-line abordará a importância de considerar aspectos pessoais e profissionais para trilhar um caminho de equilíbrio nos diferentes papéis da mulher. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. A transmissão do evento será no Youtube do Sebrae/RS.

As palestrantes Lúcia Torres e Marina Ventura trarão seu olhar sobre o assunto. Lúcia é professora, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Ufrgs, educadora, escritora e terapeuta, com vários livros e artigos publicados. É mentora e facilitadora de círculos femininos desde 1994 e astróloga há mais de 40 anos. Marina é mentora de autoconhecimento, terapeuta e professora. Ministra cursos de transformação e desenvolvimento pessoal e aulas em sua escola de autoconhecimento. Nos últimos cinco anos, compartilhou a sua jornada nas plataformas digitais.

O evento é a uma realização do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Primeira Dama, do Gabinete da Inovação, da Procempa, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico e do Desenvolvimento Social. Também atuam como parceiros o Coletivo POA Inquieta, Nau SpaceLive e Sebrae/RS.

Fomento ao empreendedorismo feminino - “O autoconhecimento é necessário para a mulher entender seu propósito, quais as suas forças e potenciais. Não existe uma receita pronta para isso. Nossa força está dentro de nós e conhecê-la é o nosso grande diferencial de performance”, aponta a presidente da Procempa, Letícia Batistela. 

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Rio Grande do Sul em 2021, as mulheres estão à frente de apenas 33% dos negócios mapeados. Por outro lado, 48% das mulheres empreendedoras entrevistadas conseguiram sair de relacionamentos abusivos e até violentos ao empreender e iniciar seus próprios negócios. “Movimentos como o do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre promovem uma consciência coletiva, na qual toda menina ou mulher toma para si o poder sobre suas decisões e se posiciona diante dos objetivos que almeja. Com isso, vence desafios, impactando na equidade de todas as ordens”, aponta a secretária municipal da Educação, Sônia Sônia Maria Oliveira da Rosa.

O secretário municipal da Inovação, Luis Carlos Pinto da Silva Filho, observa que ações como esta são fundamentais para fomentar a inovação inclusiva na nossa cidade. “Ao longo das nossas experiências com o Programa, estamos aprendendo sobre como podemos atuar de forma mais efetiva para gerar políticas que impactem positivamente as empreendedoras de Porto Alegre”, projeta.



 

 

Liana Rigon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes