Grupo de Diálogo Inter-religioso vai abençoar a Capital nos 250 anos
O secretário Extraordinário para os 250 Anos, Rogério Beidacki, e o coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, rabino Guershon Kwasniewski, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), se reuniram nesta segunda-feira, 17. No encontro, foi discutida a ideia de unir as diferentes religiões para abençoar a cidade no seu aniversário. Também foi proposta uma caminhada pela paz na orla e no Centro Histórico, que teria o encerramento com música no Largo Gênio Peres.
Segundo Beidacki, reunir as diferentes religiões mostra a diversidade construÃda nessa história. "Queremos fazer mais de um evento durante o ano com o Grupo Inter-religioso. A prefeitura será parceira e vai fornecer todas as condições para que essa cultura religiosa faça parte das comemorações. Mostra a união e o respeito entre os diferentes povos da Capital", ressalta o secretário.
Para o rabino, o grupo é o patrimônio espiritual de Porto Alegre. "Precisamos abençoar a cidade com todas as suas religiões e mostrar que somos unidos e trabalhamos pelo bem da cidade juntos. Vamos organizar eventos nossos, mas também estamos dispostos a estar presentes em outros", afirma Guershon.
Outra ideia é criar um monumento inter-religioso na Capital. "Vamos fazer todo esforço para que esse monumento seja lançado ainda este ano. Será mais um legado nesses 250 anos", diz Beidacki.
Grupo - Reconhecido pela Lei Municipal 10.372, de 25/01/2008, o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre reúne as religiões: umbanda e cultos afro brasileiros, fé bahái, cristãs (católica, anglicana e luterana no Brasil), islâmica, judaica, espÃrita, budista tibetana e budista zen.Â
Lissandra Mendonça