Livro resgata a história das esculturas de Porto Alegre desde 1865

Unimed/ Divulgação
Livro resgata a história das esculturas de Porto Alegre desde 1865
Obra é resultado de 25 anos de pesquisas do autor José Francisco Alves

As comemora√ß√Ķes pelos 250 anos de Porto Alegre ganharam um contorno especial neste s√°bado, 11, com o lan√ßamento do livro "A escultura p√ļblica de Porto Alegre", de autoria do historiador da arte Jos√© Francisco Alves. A obra, viabilizada com o patroc√≠nio direto da Unimed Federa√ß√£o-RS e da Unimed Porto Alegre, foi apresentada aos ga√ļchos em solenidade realizada na Casa da Mem√≥ria Unimed Federa√ß√£o/RS, com a presen√ßa de representantes da cultura, do cooperativismo m√©dico, imprensa e da esfera p√ļblica, como os secret√°rios municipais da Cultura, Gunter Axt, dos 250 Anos, Rog√©rio Beidacki, e a secret√°ria estadual de Cultura, Beatriz Ara√ļjo.

Beidacki, que representou o prefeito Sebasti√£o Melo, parabenizou o autor e a Unimed pela parceria. De acordo com o secret√°rio, a obra alcan√ßou seu objetivo, traduzindo o esp√≠rito das comemora√ß√Ķes de anivers√°rio do munic√≠pio. "√Č uma verdadeira rel√≠quia", elogiou.

O presidente da Unimed-RS, Nilson Luiz May, reafirmou o compromisso da cooperativa com a hist√≥ria e a cultura, contribuindo para a conscientiza√ß√£o das atuais e futuras gera√ß√Ķes. O presidente da Unimed Porto Alegre, M√°rcio Pizzato, lembrou a import√Ęncia da aproxima√ß√£o entre a cooperativa e a a editora Singular, unidas em prol da sa√ļde e da cultura da popula√ß√£o.

Conforme o autor Jos√© Francisco Alves, o livro - que aborda centenas de trabalhos, de 1865 e 2022 - n√£o √© meramente um √°lbum fotogr√°fico. Trata-se do resultado de mais de 25 anos de pesquisa, tamb√©m como obra reeditada a partir do livro "A escultura p√ļblica de Porto Alegre - hist√≥ria, contexto e significado", lan√ßada em 2004.

Vitor Bley de Moraes

Gilmar Martins