Livro resgata a história das esculturas de Porto Alegre desde 1865

11/06/2022 17:41
Unimed/ Divulgação
Livro resgata a história das esculturas de Porto Alegre desde 1865
Obra é resultado de 25 anos de pesquisas do autor José Francisco Alves

As comemorações pelos 250 anos de Porto Alegre ganharam um contorno especial neste sábado, 11, com o lançamento do livro "A escultura pública de Porto Alegre", de autoria do historiador da arte José Francisco Alves. A obra, viabilizada com o patrocínio direto da Unimed Federação-RS e da Unimed Porto Alegre, foi apresentada aos gaúchos em solenidade realizada na Casa da Memória Unimed Federação/RS, com a presença de representantes da cultura, do cooperativismo médico, imprensa e da esfera pública, como os secretários municipais da Cultura, Gunter Axt, dos 250 Anos, Rogério Beidacki, e a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo.

Beidacki, que representou o prefeito Sebastião Melo, parabenizou o autor e a Unimed pela parceria. De acordo com o secretário, a obra alcançou seu objetivo, traduzindo o espírito das comemorações de aniversário do município. "É uma verdadeira relíquia", elogiou.

O presidente da Unimed-RS, Nilson Luiz May, reafirmou o compromisso da cooperativa com a história e a cultura, contribuindo para a conscientização das atuais e futuras gerações. O presidente da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, lembrou a importância da aproximação entre a cooperativa e a a editora Singular, unidas em prol da saúde e da cultura da população.

Conforme o autor José Francisco Alves, o livro - que aborda centenas de trabalhos, de 1865 e 2022 - não é meramente um álbum fotográfico. Trata-se do resultado de mais de 25 anos de pesquisa, também como obra reeditada a partir do livro "A escultura pública de Porto Alegre - história, contexto e significado", lançada em 2004.

Vitor Bley de Moraes

Gilmar Martins