Livro resgata a história das esculturas de Porto Alegre desde 1865
As comemorações pelos 250 anos de Porto Alegre ganharam um contorno especial neste sábado, 11, com o lançamento do livro "A escultura pública de Porto Alegre", de autoria do historiador da arte José Francisco Alves. A obra, viabilizada com o patrocÃnio direto da Unimed Federação-RS e da Unimed Porto Alegre, foi apresentada aos gaúchos em solenidade realizada na Casa da Memória Unimed Federação/RS, com a presença de representantes da cultura, do cooperativismo médico, imprensa e da esfera pública, como os secretários municipais da Cultura, Gunter Axt, dos 250 Anos, Rogério Beidacki, e a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo.
Beidacki, que representou o prefeito Sebastião Melo, parabenizou o autor e a Unimed pela parceria. De acordo com o secretário, a obra alcançou seu objetivo, traduzindo o espÃrito das comemorações de aniversário do municÃpio. "É uma verdadeira relÃquia", elogiou.
O presidente da Unimed-RS, Nilson Luiz May, reafirmou o compromisso da cooperativa com a história e a cultura, contribuindo para a conscientização das atuais e futuras gerações. O presidente da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, lembrou a importância da aproximação entre a cooperativa e a a editora Singular, unidas em prol da saúde e da cultura da população.
Conforme o autor José Francisco Alves, o livro - que aborda centenas de trabalhos, de 1865 e 2022 - não é meramente um álbum fotográfico. Trata-se do resultado de mais de 25 anos de pesquisa, também como obra reeditada a partir do livro "A escultura pública de Porto Alegre - história, contexto e significado", lançada em 2004.
Gilmar Martins