Conselho Multissetorial da Covid-19 se reúne para avaliar pandemia

09/07/2021 15:08

O Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) realizou sua videoconferência na tarde desta sexta-feira, 9. O encontro foi coordenado pelo secretário Extraordinário para Enfrentamento da Covid-19, Cesar Sulzbach, e contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Gomes.

O assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), João Marcelo Fonseca, fez apresentação do cenário epidemiológico da Capital. Segundo dados da SMS, a ocupação de leitos de UTI na rede hospitalar de Porto Alegre era de 82% na tarde desta sexta-feira, o que demonstra estabilidade. Já os leitos de enfermaria estão em tendência de queda de internações.

“Essa melhora é muito importante para o município, assim como a aceleração da vacinação”, afirma o vice-prefeito, ressaltando a necessidade de se manter os cuidados e respeitar os protocolos sanitários.

O coordenador da Vigilância em Saúde da SMS, Fernando Ritter, destaca que o hábito de higienizar as mãos e o uso de máscara também contribui para evitar o contágio de outras doenças típicas do inverno, como gripe e H1N1.  

Vacinação - Porto Alegre se destaca na imunização contra a Covid-19 entre as capitais. Até esta tarde, o vacinômetro da prefeitura indicava aplicação de 721.932 primeiras doses e 401.147 pessoas com esquema vacinal completo. “Se o Ministério da Saúde manter o ritmo de entregas, nossa expectativa é bastante otimista e, talvez em meados de agosto, chegaremos à vacinação de primeira dose para pessoas na faixa etária de 18 anos”, completa Ritter.  

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes