Covid-19: Porto Alegre atualiza protocolos sanitários

19/11/2021 18:31
Maria Ana Krack / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo assinou decreto nesta tarde

A Prefeitura de Porto Alegre atualiza seus protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. As regras obrigatórias e recomendações constam no decreto 21.247, assinado pelo prefeito Sebastião Melo na tarde desta sexta-feira, 19, e publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As medidas estão alinhadas com o Sistema 3As – Aviso, Alerta e Ação - do Governo do Estado. 

O comprovante vacinal não será exigido no município. A flexibilização é possível graças ao alto índice de vacinação da Capital, que sempre se destacou no país. Porto Alegre registra mais de 91% da população acima de 18 anos com esquema vacinal completo, segundo dados do Vacinômetro desta sexta-feira, 19. De acordo com o decreto estadual 56.199, não é obrigatório exigir a comprovação da vacina nas cidades onde 90% da população adulta estiver imunizada.  

Protocolos recomendados:

Observar os cuidados pessoais, de etiqueta respiratória, distanciamento interpessoal e manutenção dos ambientes arejados e bem ventilados

Protocolos obrigatórios, segundo determinação do decreto estadual 56.199:

Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos

Usar máscara cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas. O uso obrigatório de máscara é definido pela Lei Federal 14.019, de julho de 2020.

Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e seus contatos com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada. Em caso de confirmação, evitar atividades fora de casa.

 

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins