Covid-19: Prefeito participa de videoconferência semanal do conselho

18/06/2021 15:47

O prefeito Sebastião Melo participou da videoconferência semanal do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid) na tarde desta sexta-feira, 18. Melo fez abertura do encontro para dividir com os integrantes o problema do transporte público, um dos setores mais afetados da pandemia, que chegou a transportar, em alguns momentos, apenas 20% dos passageiros.

“Reconheço que o setor passa por dificuldades, mas as crises também são momentos de oportunidades. Não vou assinar o aumento da passagem para R$ 5,20 e também não iremos colocar dinheiro público em um sistema falido”, diz o prefeito. Nos próximos dias, a prefeitura deverá enviar à Câmara Municipal projetos para conter o aumento da tarifa e dar viabilidade ao sistema.

A reunião, coordenada pelo secretário extraordinário para Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, também contou com a presença do coordenador da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Ritter, que apresentou os dados epidemiológicos e de vacinação. Nesta sexta-feira, a ocupação de leitos de UTI na rede hospitalar da Capital era de 84%, o que representa estabilidade. Ritter também destacou o avanço da vacinação contra a Covi-19. Segundo o vacinômetro, Porto Alegre já aplicou a dose 1 em 55,60% da população vacinável.

Controle sanitário - A ação de controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho, iniciada na última segunda-feira, 14, foi elogiada pelo grupo. De acordo com a SMS, até as 17 horas de quinta-feira, 17, foram realizados 1.354 testes rápidos de Antígeno, com nove exames positivos. Um passageiro foi atendido na UPA Zona Norte e no dia seguinte encaminhado ao seu município, Santa Maria, em ambulância da SMS.

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes