Covid-19: protocolos próprios de atividades norteiam reunião semanal do conselho

21/05/2021 15:31

Os protocolos próprios de funcionamento, em vigor desde a última quarta-feira, 19, foram o tema principal da reunião semanal do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid). Na videoconferência desta sexta-feira, 21, o vice-prefeito Ricardo Gomes destacou as contribuições das entidades representativas na construção das novas regras e a busca da prefeitura pelo equilíbrio entre saúde e economia.

“A partir de agora, temos autonomia para desenvolver protocolos específicos e a linha geral do nosso decreto é de uma abertura responsável. Estamos felizes em ver setores que passaram meses sem poder trabalhar retomar suas atividades, mesmo que com restrições”, afirma Gomes. O vice-prefeito garante que a gestão municipal está atenta e acompanha diariamente os indicadores da pandemia em outras regiões do Estado e do país. “Porto Alegre está com os melhores números do Estado e este cenário nos dá condições de manter os protocolos atuais”, completa, ressaltando que prefeitura será rigorosa na fiscalização aos estabelecimentos para o cumprimento das normas.

De acordo com o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, a flexibilização das atividades também traz mais responsabilidade aos empresários e cidadãos. “É fundamental seguir e respeitar os protocolos básicos para evitar a proliferação do vírus. Porto Alegre está avançando na vacinação, mas enquanto isso a sociedade precisa tomar suas providências, evitar aglomerações e manter os hábitos de higienização das mãos ”, afirma Sulzbach.

 

Lissandra Mendonça

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes