Ponte de corda permite a travessia de bugios na Reserva do Lami

05/09/2018 10:30
Divulgação / PMPA
Meio Ambiente e Sustentabilidade
A instalação permite a travessia em segurança dos animais

Ao final da tarde dessa terça-feira, 4, a fauna do bairro Lami ganhou mais uma ponte de corda como alternativa para facilitar a travessia de ruas na região. A ação foi realizada em parceria com a Reserva Biológica do Lami, a Fundação Zoobotânica e o Projeto Macacos Urbanos que desenvolveu essa técnica ainda nos anos 90 e que atualmente vem sendo utilizada em diversos lugares do mundo, com êxito, por serem instalações construídas artesanalmente, geralmente com pedaços de cano ou mangueira formando um tramado com as cordas.

Elas são importantes, pois evitam o atropelamento e o ataque por cães à fauna arborícola, como macacos, ouriços e gambás. “Interessante ressaltar que foram utilizados materiais reciclados para esta nova ponte colorida como madeiras de antigos brinquedos de praças e cordas de redes de pesca apreendidas”, explica a gerente da reserva, a bióloga Maria Carmen Bastos, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

O trabalho de instalação, contou também com o apoio do técnico ambiental e morador da região João Claudio Godoy e da bióloga da Fundação Zoobotânica, Marcia Jardim, que orienta um projeto de pesquisa para estudo dos grupos de bugios existentes na região. “A Reserva Biológica do Lami pretende dar todo o apoio para que a pesquisa tenha sucesso e as pessoas possam conviver em harmonia com os bugios em um ambiente equilibrado”, conclui Maria Carmen. 

Denise Righi