Programação no Parque Gabriel Knijnik marca Dia da Árvore
Para marcar o Dia da Árvore, celebrado nesta sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), desenvolveu diversas atividades no Parque Gabriel Knijnik (estrada Amapá, 2.300, bairro Vila Nova). A equipe do Centro de Educação e Informação Ambiental (Ceia) iniciou a programação às 14h e encerrou os trabalhos no fim da tarde, com o plantio de uma muda de camboatá branco. Um grupo de 26 alunos da Escola Extra Classe, com idades entre seis e dez anos, participou da programação.
Os alunos visitaram a exposição Super Amigo do Meio Ambiente (Super Ama), projeto idealizado pelo jardineiro do Parque Marinha do Brasil, Carlos Aguiar, mais conhecido como "Teixeirinha", que tem como objetivo incentivar e conscientizar os jovens sobre a importância da reciclagem. Reproduzindo desde espécies da fauna até cenas do cotidiano, a exposição conta com figuras feitas de materiais plásticos e diversos típicos de resíduos que ele recolhe no parque. “Desde que iniciei o projeto, mais de 500 toneladas de lixo já foram transformadas em brinquedos e obras de arte”, destaca Teixeirinha.
Após a visita à exposição, as crianças participaram da oficina de contação de histórias e fizeram trilha guiada pela área do parque.
Parque Gabriel Knijnik - O Parque Knijnik foi área de lazer e sítio do engenheiro civil Gabriel Knijnik, que doou a área ao município, em testamento, com o desejo de transformá-la em parque municipal. No local, há uma placa alusiva à doação, como homenagem ao engenheiro. O parque foi inaugurado em 27 de outubro de 2004. A área conta com diferentes ambientes, com diversas espécies da fauna e flora. Há pomar, onde se encontram árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, além de eucaliptos e pinus. Também possui uma área de banhado e uma grande área de preservação.
Denise Righi