Lucas Mello/DMLU PMPA
Semana da Primavera realiza mais uma ação de plantio
Conforme a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental da Smams, Cibele Carneiro, os plantios são alusivos ao Dia da Árvore e vão ao encontro de diretriz pactuada pela rede Mercocidades em La Paz, na Bolívia, no final de agosto. “Estes plantios educativos, em que buscamos sensibilizar crianças e adolescentes para a importância da arborização, vão ao encontro de medidas de mitigação das mudanças climáticas, de preservação da biodiversidade e trazem impactos positivos para a cidade.”
Conforme a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo, a previsão é de que, posteriormente, o DMLU realize uma Estação Integrada na escola, contando com a instalação de uma horta e uma composteira para que os alunos e funcionários possam dispor os resíduos gerados no refeitório da instituição de ensino, evitando a disposição dos resíduos orgânicos gerados no local, em aterro sanitário.
Para conferir as próximas atividades da Semana da Primavera, que ocorre até o dia 29, clique aqui.
Ação semelhante ocorreu nesta quarta-feira, quando outras 10 mudas de árvores nativas foram plantadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo. Clique aqui para conferir como foi a atividade.
Confira as espécies das 10 mudas plantadas nesta quinta-feira:
- Eugenia brasiliensis - Grumixameira: Árvore nativa do Rio Grande do Sul, bastante utilizada nos processos de reflorestamento. Seu fruto é usado na produção de geleias, sucos, vinagres e licores.
- Psidium cattleianum - Araçá: Árvore nativa do Rio Grande do Sul, frutífera e ornamental, com frutos muito apreciados, tanto pela fauna silvestre, responsável pela dispersão das sementes, quanto por humanos.
- Eugenia involucrata - Cerejeira: Árvore nativa do Rio Grande do Sul, de médio porte, com propriedades ornamentais e frutíferas, muito utilizada na produção de doces, além de estar inclusa no ciclo de vida de diversas espécies de animais.
- Acca sellowiana - Goiabeira da serra: Árvore nativa do Rio Grande do Sul, utilizada com propósito ornamental, principalmente na arborização de vias, devido às suas belas folhas e flores. Seus frutos são comestíveis, sendo altamente atrativos para a fauna local.
- Myrcianthes pungens - Guabijú: Árvore nativa do Rio Grande do Sul, comum na região sul da América Latina. É utilizada na arborização de parques e espaços abertos. Seus frutos são comestíveis, grandes e saborosos, o que atrai diversas espécies de aves.
Cibele Carneiro
Fabiana Kloeckner