Aberto o encontro nacional sobre inovação urbana por meio da sustentabilidade
O segundo Encontro Regional Iclei Sul foi oficialmente aberto na manhã desta quinta-feira, 17, no Farol Santander. O evento reúne governos locais associados ao Iclei no Sul do Brasil e seus respectivos parceiros e traz o tema Inovação Urbana pela Sustentabilidade. A prefeitura apoia o evento promovido pelo Iclei - sigla em inglês para “Governos Locais pela Sustentabilidade”.
"Porto Alegre tem boas experiências em inovação e sustentabilidade, mas também enfrenta muitas dificuldades. Existem muitas cidades dentro de uma cidade. Um lugar bom para viver precisa ter a aliança entre os entes federados, combater a pobreza, ter moradia digna e acolher os que mais precisam. Precisamos cada vez mais alinhar alternativas sustentáveis com o desenvolvimento" - Prefeito Sebastião Melo.
Como representante da cidade sede do encontro, o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, deu as boas-vindas a todos os presentes, em especial aos secretários de 14 capitais do país, que participam do Fórum CB27, e destacou ações desenvolvidas pela capital gaúcha.
“Termos aqui um fórum tão qualificado para discutir o desenvolvimento urbano sustentável é um momento importante. Esta temperatura de verão no inverno de Porto Alegre é por si uma oportunidade de refletirmos sobre os problemas, que são globais, mas possuem soluções locais, nas cidades”, disse, destacando que, a partir do Inventário de Gases de Efeito Estufa, a cidade tem trabalhado com ações macro, como o Plano de Ação Climática, e ações micro, como a implementação dos terrários urbanos, iniciativa inédita premiada nacionalmente. “Vamos aproveitar esta oportunidade tão rica para construirmos cidades cada vez mais resilientes e sustentáveis.”
O secretário-executivo do Iclei, Rodrigo Perpétuo, agradeceu Porto Alegre pela caminhada conjunta e também ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, que participa do encontro. “Não vamos construir cidades melhores se não mudarmos o modelo atual. Vamos olhar para o futuro e fazer diferente, modificar as relações de produção e consumo.”
Certificação - No evento desta manhã ocorreu a entrega das dez primeiras certificações em sustentabilidade ambiental. A certificação é um reconhecimento concedido aos empreendimentos que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução e reciclagem de resíduos sólidos. O programa também busca estimular a política da construção sustentável na cidade.
A certificação diamante foi entregue aos empreendimentos Idea Bagé, da construtora Capitânia; ao Hola Sunset Lofts, da ABF Empreendimentos Imobiliários; empreendimento localizado na rua Câncio Gomes, da construtora Klein’s House; Summerlyn, da construtora Durafa; empreendimento Casa Moinhos, da construtora Melnick; empreendimento da construtora Home Plus, localizado na rua Ronald de Carvalho; empreendimento da construtora Maiojama, localizado na avenida Nova York; Attimo, da Roque Chies Empreendimentos; Iguassu, da empresa Zuckhan; e certificação ouro para empreendimento localizado na avenida Praia de Belas, da construtora Maiojama.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Sülp, chamou atenção para a importância da inovação como meio de enfrentar de forma inteligente as alterações climáticas, como estiagem e ciclones, que têm ocorrido no Estado. “Dentro do tema da transição energética, temos trabalhado o hidrogênio verde. A inovação move todo o processo de sustentabilidade, estabelecendo novas conexões entre atores públicos e privados.”
O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Governança, Cássio Trogildo, receberam do secretário executivo do Iclei, Rodrigo Corradi, e do oficial junior do programa Construindo Cidades Resilientes no Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres – Américas e Caribe, Clément da Cruz, o certificado que consolida a capital gaúcha como cidade hub de resiliência.
Iclei - É uma rede global, ativa em mais de 130 países, parceira de mais de 2,5 mil governos locais e regionais (dentre eles, o de Porto Alegre), e comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O Iclei América do Sul conta com 130 governos associados em oito países da região. No Brasil, a rede possui 89 associados que, junto da equipe de especialistas do Iclei, têm o objetivo de gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
O evento contou com as presenças da secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, do prefeito de Esteio e presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, do secretário do Meio Ambiente de João Pessoa e coordenador Nacional do Fórum CB27, Welison Silveira, do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, do secretário do Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga, do secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Alan Alexander Mendes Lemos, do secretário de Meio Ambiente de Maceió, Marcos André Vitor Cavalcanti, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, da secretária de Meio Ambiente de São Luís, Karla Lima, do secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ravena, do secretário de Meio Ambiente de Caxias do Sul, João Uez, e de secretários municipais de Porto Alegre, dentre outras autoridades.
A programação do segundo Encontro Regional Iclei Sul se encerra nesta sexta-feira, 18.
Andrea Brasil