Abertura de exposição marca nova fase da revisão do Plano Diretor

06/08/2022 06:24

Uma nova fase do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) terá início neste sábado, 6, com foco na participação da população nas decisões sobre o planejamento da cidade. A atividade ocorre na Câmara Municipal, das 9h às 12h, com a exposição intitulada Diagnóstico POA 2030. O prefeito Sebastião Melo e o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, participam da abertura oficial, às 9h.

“Neste evento, vamos anunciar o calendário das exposições nas regiões de planejamento, que acontecem em agosto e setembro, e o início da consulta pública virtual para que todos os moradores possam dar suas contribuições”, destaca o titular da Smamus, Germano Bremm.

A consulta on-line tem como objetivo recolher contribuições sobre os principais problemas, as potencialidades e as questões prioritárias identificadas pelos cidadãos. “Todas as contribuições serão analisadas e incluídas na formulação das propostas que servirão de base para revisão do Plano Diretor”, explica a diretora do Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke.

O evento é aberto à participação de todos os interessados. A exposição permitirá interação do público por meio de manifestação por escrito nos mapas. Os visitantes poderão ver a cidade representada em 40 painéis, enquanto monitores da Smamus prestarão apoio técnico. A exposição permanece na Câmara até o dia 12 de agosto, com a presença de um facilitador da Smamus entre 9h e 15h.

O projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental será encaminhado aos vereadores até agosto de 2023. Até lá, estão previstos diversos momentos com ampla participação dos cidadãos, como oficinas regionais, oficinas temáticas, conferência e audiência pública.

Saiba mais em prefeitura.poa.br/planodiretor.

A exposição permanece na Câmara de Vereadores até o dia 12 de agosto, com a presença de um facilitador da Smamus entre 9h e 15h.

Após, a exposição será levada a todas as regiões da cidade, sempre às 10h. Confira o calendário dos próximos encontros abaixo:

20/8/2022 - RGP 1 (bairros Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha).
Local: EMEF Porto Alegre - rua Washington Luiz, 203, bairro Centro.

21/8/2022 - RGP 2 (bairro Arquipélago)
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem - rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada

 27/8/2022 - RGP 2 (bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Anchieta, São João, Santa Maria Goretti, Higienópolis, Boa Vista, Passo D’Areia, Jardim São Pedro, Jardim Floresta, Cristo Redentor, Jardim Lindóia, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim Itu, Jardim Europa)
Local: EMEF Vereador Antônio Giúdice - rua Caio Brandão de Mello, 1, bairro Humaitá

28/8/2022 - RGP 6 (bairros Camaquã, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Ipanema, Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Campo Novo, Jardim Isabel, Aberta dos Morros e Sétimo Céu)
Local: EMEF Neusa Goulart Brizola -  R. Monsenhor Ruben Neis, 430, bairro Cavalhada

 

Aline Czarnobay e Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes