Artigo: Porto Alegre está redesenhando seu futuro. Participe
Porto Alegre vive um momento histórico. Depois de anos de escuta, estudos técnicos e participação social - pilares que garantem a confiança e a adaptabilidade urbana às demandas da população -, apresentamos a minuta do novo Plano Diretor Urbano Sustentável. Um projeto que olha para frente, reconhece nossos desafios e propõe soluções estruturais baseadas em evidências e no dinamismo da cidade.
Este não é apenas um novo texto de lei. É uma nova visão de cidade. Uma Porto Alegre mais justa, mais integrada, mais inteligente e preparada para enfrentar mudanças climáticas, reduzir desigualdades e transformar a vida de quem vive aqui. O novo plano propõe um modelo urbano que aproxima moradia, trabalho e transporte. Promove a ocupação de áreas com infraestrutura já disponÃvel para reduzir a necessidade de longos deslocamentos e impulsionar a economia local.
O plano valoriza o espaço público e o meio ambiente, promovendo a qualificação de parques, de praças e da orla do GuaÃba, com estÃmulo a parcerias público-privadas e infraestruturas verdes.
Facilita a produção de moradia formal e acessÃvel, ocupando vazios urbanos e reconvertendo imóveis ociosos. Também promove a regularização fundiária em áreas vulneráveis.
Além disso, usa o território como fonte de financiamento para investir em infraestrutura e serviços públicos.
O novo plano diretor reconhece o planejamento urbano como uma das mais poderosas ferramentas de combate à exclusão.
A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade atuará como coordenadora, monitorando dados e indicadores para garantir avanços contÃnuos.
Tudo isso será apresentado à população na audiência pública final, no dia 9 de agosto, à s 10h, no Auditório Araújo Vianna. A minuta completa está disponÃvel para leitura e contribuições no site do Plano Diretor: prefeitura.poa.br/planodiretor
Participe. Traga sua visão, sua crÃtica, sua ideia. O futuro de Porto Alegre está sendo decidido agora - e ele começa com o direito de cada cidadão de ser ouvido.
Germano Bremm
Secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Artigo publicado na edição de 21 de julho do jornal Zero Hora
Bianca Dilly