Caminhão divulga possibilidades de aplicação do 5G em Porto Alegre

23/11/2022 15:13
Fernando Ramires/SMAMUS/PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Secretário Germano Bremm visitou o veículo, que está estacionado no pátio do Senai do Sarandi

O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, visitou o 5G Truck nesta quarta-feira, 23. Estacionado no pátio do Senai do Sarandi, o caminhão reúne uma série de aplicações da tecnologia de internet de última geração na agricultura, pecuária, mineração, educação, segurança, entretenimento, entre outros.

“Porto Alegre foi uma das cidades escolhidas para receber a iniciativa por ser referência na legislação simplificada e no licenciamento de antenas de telecomunicações. Recebemos recentemente o primeiro lugar de Cidades Amigas do 5G e queremos que todos conheçam o potencial que a inovação pode nos trazer”, afirmou o titular da Smamus.

O projeto 5G Truck é uma iniciativa da Huawei, empresa chinesa de infraestrutura para tecnologia e dispositivos inteligentes e do Senai  Cimatec e percorre várias cidades brasileiras para aproximar o público das possibilidades criadas a partir do avanço do 5G.

“Nosso projeto busca levar as inúmeras aplicações que a tecnologia tem ao público, que nem imagina o universo que podemos desenvolver a partir de uma internet rápida e estável, e divulgar a cultura do 5G pelo país”, explica o diretor de Relações Governamentais da Huawei no Brasil, Carlos Lauria.

O caminhão oferece capacitações ministradas por professores do Senai Cimatec para turmas com até 12 alunos. Em treinamentos gratuitos com duração entre 1h e 2h, os participantes poderão aprender mais sobre os equipamentos 5G.

O 5G Truck fica até esta quinta-feira, 24, no estacionamento do Senai (avenida Assis Brasil, 8450, Sarandi). A visitação é gratuita e aberta ao público das 8h às 20h.

 

Carla Bisol

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes