Discussões de estratégias marcam segundo dia da Conferência do Plano Diretor

08/11/2023 19:47
Julio Ferreira / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.
Foram priorizadas dez estratégias dentre as 20 apresentadas, a partir dos debates em salas, por temas

Na tarde desta quarta-feira, 8, segundo dia de atividades da Conferência de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, os quase 200 participantes debateram sobre as 20 estratégias apresentadas para atingir cada um dos objetivos. A dinâmica consistiu em priorizar dez estratégias dentre as 20 apresentadas, a partir dos debates em salas, por temas. O evento é realizado na PUCRS.

Os objetivos e as estratégias apresentadas foram construídos a partir de todos os processos ocorridos até então, incluindo reuniões, workshops, consultas públicas e atividades participativas virtuais e presenciais. Os objetivos da revisão do Plano são:
- Qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba;
- Reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários;
- Reduzir o custo da habitação e garantir o acesso de todos à cidade;
- Adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases de efeito estufa;
-  Fortalecer o planejamento urbano com base na economia urbana para responder eficientemente às dinâmicas da cidade e potencializar suas formas de financiamento.

Para conhecer todas as 100 estratégias, clique aqui. Destas estratégias, os grupos priorizaram 50.

“É muito importante esta participação na priorização das estratégias. Eu não havia participado de nenhuma etapa, mas hoje avaliei que deveria estar aqui para defender propostas relacionadas à eficiência energética nas edificações, por exemplo”, explicou a advogada Alessandra Guarda. 

Na quinta-feira, 9, último dia da Conferência, a partir das 17h, no Salão de Atos da PUCRS, serão apresentadas todas as estratégias apontadas como prioridade pelos grupos.  A atividade é aberta a todos, inclusive àqueles que não participaram dos outros dias do evento.

“Participei de algumas agendas de discussões da revisão do Plano. Acredito que a legislação precisa avançar em alguns aspectos, como oferecer incentivos fiscais aos empreendimentos que suprimem menos vegetação. Isso é pensar um passo à frente na construção do novo Plano Diretor”, argumentou Cristiano De Conti, engenheiro ambiental, ao expôr suas ideias ao grupo do objetivo que debateu como enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases de efeito estufa.

Consulta pública – Além da discussão presencial da Conferência, que se iniciou na terça-feira, 7, e segue até quinta, 9, a população pode participar da definição das estratégias por meio virtual.  Na consulta pública, o cidadão pode selecionar dez das 20 estratégias que considera prioritárias para atingir os objetivos do Plano Diretor. A consulta pode ser respondida neste link

 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins