Equipe do Plano Diretor visita região do Porto Seco
Nesta sexta-feira, 1º, técnicos da prefeitura que atuam na revisão do Plano Diretor visitaram a região do Porto Seco, Zona Norte da Capital, para compreenderem as demandas dos moradores e empresários do entorno, baseados nos resultados obtidos pela consultoria Ernst & Young. Os representantes do complexo logístico da cidade, responsável por centralizar as empresas de transporte, apresentaram suas necessidades e possíveis oportunidades de avanços em relação ao processo de revisão do plano.
Identificado como eixo de centralidade pela consultoria, o Porto Seco se destaca no município como uma área de concentração de atividades relacionadas à logística de cargas e por possuir forte conexão com a Região Metropolitana. “Hoje na região não é permitido que outras atividades, mesmo ligadas às que já são executadas, sejam realizadas. Nossa vocação é ligada ao transporte, porque existem lugares na cidade em que não podemos atuar, então termos outras atividades próximas seria benéfico, como concessionárias”, explica Jackson Castro, conselheiro da Região 3 do Plano Diretor e gestor do Centro Empresarial Porto Seco.
Como área de uso especial, a região possui 47 empresas e cerca de 900 mil metros quadrados, com potencial de ampliação. Atualmente são gerados mais de 3.800 empregos diretos. “Essa região tem cerca de 15 bairros dentro de sua área de influência, afetados pelas atividades realizadas na área. Por essa razão, precisamos estudar ainda mais esse espaço para maximizar as qualidades, identificando junto aos transeuntes e utilizadores da região demais maneiras de realizar isso, além das já elaboradas e que serão realizadas no plano”, explica a diretora de Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke.
Próximos encontros - A diretoria de Planejamento Urbano pretende realizar outros encontros, ainda em fase de agendamento, em áreas de desenvolvimento, como as outras cinco identificadas como eixos de centralidade. Os encontros possibilitam, além de compreender as demandas, avaliar os cenários atuais e planejar em conjunto os próximos anos.
Gilmar Martins