Escolas do Morro da Cruz participam de projeto de energias limpas do Google

12/08/2021 08:59

Duas escolas de Porto Alegre, localizadas no Morro da Cruz, foram contempladas em projeto do Action Fund Brazil, do Google.org, para implementar iniciativas inovadoras e com potencial de impacto local na mitigação de gases de efeito estufa. As escolas municipais de ensino fundamental Judith Macedo de Araújo (rua Saul Constantino, 10) e Morro da Cruz (rua Santa Teresa Vl, av. Comunitária, 541), no bairro Partenon, receberam em julho a instalação de placas fotovoltaicas - utilizadas para captação de energia solar - e biodigestores para transformar resíduos orgânicos em gás de cozinha. 

Nesta quinta-feira, 12, representantes do Iclei da América do Sul - responsáveis pelo gerenciamento do fundo no Brasil - estarão na capital gaúcha para conferir as obras realizadas. O roteiro começa às 10h, na sede da ONG Ciupoa (Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre), responsável pela intervenção, na Travessa 25 de Julho, 1572. Depois, segue para visita às duas instituições de ensino. 

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, acompanha o encontro. “A ideia é mostrar e colocar em prática o potencial transformador da utilização de energias renováveis em territórios vulneráveis, combinando tecnologia de ponta e trabalho socioambiental educativo”, destaca.

Além das escolas, um Centro de Tradições Gaúchas do Morro da Cruz também recebeu um biodigestor. A iniciativa foi possível graças à escolha de Porto Alegre, em maio do ano passado, para participar de projeto-piloto de planejamento climático, gerido pelo Google.org e implementado pelo Iclei América do Sul no Brasil. 

Junto com Curitiba, as cidades foram as duas capitais brasileiras escolhidas. Cada capital selecionou duas organizações sem fins lucrativos. Em Porto Alegre, além do Ciupoa, foi escolhido projeto do Instituto Augusto Carneiro, executado em parceria com o Centro Brasil no Clima (CBC). 

A visita às instalações do Morro da Cruz terá a participação de representante do CBC, que falará do andamento do projeto de uso de dados na construção de um sistema de indicadores que apoie a transição energética do transporte público de Porto Alegre. 

O Action Fund foi lançado na COP25, a partir de um compromisso global do Google em contribuir para a ação climática em cidades. No Brasil, o fundo é gerido pelo Iclei América do Sul. Os projetos foram selecionados pelo Comitê de Seleção do Iclei América do Sul, em conjunto com as administrações municipais.

As quatro organizações recebem o valor de até R$ 660 mil cada para construir projetos a partir da utilização de dados públicos, como os gerados pela Environmental Insights Explorer (EIE), plataforma do Google que reúne informações sobre emissões de gases de efeito estufa de edifícios e transportes, qualidade do ar e potencial solar de coberturas.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes