Novos conselheiros do Plano Diretor tomam posse

02/04/2024 21:25

Pedro Piegas / PMPA
Executivo

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), para o bi√™nio 2024/2025, tomaram posse nesta ter√ßa-feira, 2,¬†em cerim√īnia na C√Ęmara Municipal.¬†

‚ÄúOs conselheiros t√™m papel importante no enfrentamento de quest√Ķes urbanas fundamentais, como habita√ß√£o, enfrentamento √†s crises clim√°ticas, sustentabilidade, entre outros. Desejo sucesso √† nova composi√ß√£o do conselho na constru√ß√£o das melhores decis√Ķes para termos uma Porto Alegre cada vez melhor" - Prefeito Sebasti√£o Melo.

Na próxima terça-feira, 9,  ocorre  a primeira reunião do colegiado, de forma híbrida, presencial ou virtual. A partir das 18h, a transmissão será pelo canal da Secretaria Municipal  do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no youtube ou na sede da Smamus (Luiz Voelcker, 55).

Tamb√©m chamado de Conselho do Plano Diretor, o √≥rg√£o tem o objetivo de formular pol√≠ticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. √Č um conselho consultivo que serve para contribuir com gestores p√ļblicos e t√©cnicos, ajudando a aprimorar o planejamento urbano, especialmente a revis√£o do Plano Diretor, que est√° em andamento.¬†

‚ÄúO conselho √© o elo da sociedade com a gest√£o, orientando o planejamento urbano. O plano diretor tem que resolver os desafios da cidade e construir uma cidade¬† equilibrada, sustent√°vel e inclusiva‚ÄĚ, ressaltou o secret√°rio da Smamus, Germano Bremm.

Formado por 28 conselheiros, o colegiado continua tendo como presidente para o bi√™nio 2024-2025 o secret√°rio Germano Bremm. Os integrantes est√£o divididos em tr√™s grupos. Nove deles representam entidades n√£o governamentais. Outros nove, a sociedade civil, sendo oito eleitos pelo voto direto nas Regi√Ķes de Planejamento da cidade, mais um representante do Or√ßamento Participativo. Somam-se a eles sete indicados de secretarias municipais, um do governo estadual e um do governo federal.¬†

Participaram da cerim√īnia de posse o vereador Idenir Cecchin, representando a C√Ęmara de Porto Alegre, e o deputado¬†Miguel Rosseto, representando Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, al√©m de representantes de entidades ligadas √† tem√°tica do urbanismo, l√≠deres comunit√°rios, delegados do Or√ßamento Participativo e vereadores. Em nome dos eleitos pelas entidades falou o conselheiro Ricardo Vellinho Ruschel, da Associa√ß√£o Riograndense dos Escrit√≥rios de Arquitetura AREA/ASBEA) e em nome das regi√Ķes de planejamento falou o conselheiro eleito pela regi√£o 6, Luiz Ant√īnio Marques Gomes.

Processo eleitoral¬† - As elei√ß√Ķes para a defini√ß√£o dos representantes das oito regi√Ķes de planejamento foram realizadas entre janeiro e fevereiro e tiveram recorde de participa√ß√£o. Foram 9.010 votantes. Conhe√ßa os 28 integrantes:

‚óŹ Germano Bremm (Smamus)

Sociedade civil

‚óŹ Felisberto Seabra (regi√£o 1)

‚óŹ Vanessa Gomes (regi√£o 2)

‚óŹ Jackson de Castro (regi√£o 3)

‚óŹ Paulo Gadea (regi√£o 4)

‚óŹ Wagner Pereira dos Santos (regi√£o 5)

‚óŹ Luiz Ant√īnio Marques Gomes (regi√£o 6)

‚óŹ Lirian Nachtigal (regi√£o 7)

‚óŹ Andr√© Luiz da Silva Seixas (regi√£o 8)

‚óŹ Emerson Gon√ßalves dos Santos (OP)