Novos conselheiros do Plano Diretor tomam posse 

02/04/2024 21:25

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo

 

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), para o bi√™nio 2024/2025, tomaram posse nesta ter√ßa-feira, 2,¬†em cerim√īnia na C√Ęmara Municipal.¬†

‚ÄúOs conselheiros t√™m papel importante no enfrentamento de quest√Ķes urbanas fundamentais, como habita√ß√£o, enfrentamento √†s crises clim√°ticas, sustentabilidade, entre outros. Desejo sucesso √† nova composi√ß√£o do conselho na constru√ß√£o das melhores decis√Ķes para termos uma Porto Alegre cada vez melhor" - Prefeito Sebasti√£o Melo.

Na próxima terça-feira, 9,  ocorre  a primeira reunião do colegiado, de forma híbrida, presencial ou virtual. A partir das 18h, a transmissão será pelo canal da Secretaria Municipal  do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no youtube ou na sede da Smamus (Luiz Voelcker, 55).

Tamb√©m chamado de Conselho do Plano Diretor, o √≥rg√£o tem o objetivo de formular pol√≠ticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. √Č um conselho consultivo que serve para contribuir com gestores p√ļblicos e t√©cnicos, ajudando a aprimorar o planejamento urbano, especialmente a revis√£o do Plano Diretor, que est√° em andamento.¬†

‚ÄúO conselho √© o elo da sociedade com a gest√£o, orientando o planejamento urbano. O plano diretor tem que resolver os desafios da cidade e construir uma cidade¬† equilibrada, sustent√°vel e inclusiva‚ÄĚ, ressaltou o secret√°rio da Smamus, Germano Bremm.

Formado por 28 conselheiros, o colegiado continua tendo como presidente para o bi√™nio 2024-2025 o secret√°rio Germano Bremm. Os integrantes est√£o divididos em tr√™s grupos. Nove deles representam entidades n√£o governamentais. Outros nove, a sociedade civil, sendo oito eleitos pelo voto direto nas Regi√Ķes de Planejamento da cidade, mais um representante do Or√ßamento Participativo. Somam-se a eles sete indicados de secretarias municipais, um do governo estadual e um do governo federal.¬†

Participaram da cerim√īnia de posse o vereador Idenir Cecchin, representando a C√Ęmara de Porto Alegre, e o deputado¬†Miguel Rosseto, representando Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, al√©m de representantes de entidades ligadas √† tem√°tica do urbanismo, l√≠deres comunit√°rios, delegados do Or√ßamento Participativo e vereadores. Em nome dos eleitos pelas entidades falou o conselheiro Ricardo Vellinho Ruschel, da Associa√ß√£o Riograndense dos Escrit√≥rios de Arquitetura AREA/ASBEA) e em nome das regi√Ķes de planejamento falou o conselheiro eleito pela regi√£o 6, Luiz Ant√īnio Marques Gomes.

Processo eleitoral¬† - As elei√ß√Ķes para a defini√ß√£o dos representantes das oito regi√Ķes de planejamento foram realizadas entre janeiro e fevereiro e tiveram recorde de participa√ß√£o. Foram 9.010 votantes. Conhe√ßa os 28 integrantes:

Presidente

‚óŹ Germano Bremm (Smamus)

Sociedade civil

‚óŹ Felisberto Seabra (regi√£o 1)

‚óŹ Vanessa Gomes (regi√£o 2)

‚óŹ Jackson de Castro (regi√£o 3)

‚óŹ Paulo Gadea (regi√£o 4)

‚óŹ Wagner Pereira dos Santos (regi√£o 5)

‚óŹ Luiz Ant√īnio Marques Gomes (regi√£o 6)

‚óŹ Lirian Nachtigal (regi√£o 7)

‚óŹ Andr√© Luiz da Silva Seixas (regi√£o 8)

‚óŹ Emerson Gon√ßalves dos Santos (OP)

Governo

‚óŹ Denisse Pacheco Till Campos (Demhab)

‚óŹ Fl√°vio Caldasso Barboza (EPTC)

‚óŹ S√īnia Maria dos Santos Castro (GP)

‚óŹ Ivan Jose da Silva (Metroplan)

‚óŹ Patr√≠cia Tschoepke (Smamus)

‚óŹ Fernanda Brito da Silveira (Smdet)

‚óŹ Glauber Douglas do Nascimento Mello (Smoi)

‚óŹ Rafael da Silveira Velho (Smgov)

‚óŹ Rafael Lorscheitter (UFRGS)

Entidades

‚óŹ Jussara Kalil Pires (ABES/RS)

‚óŹ Ricardo Vellinho Ruschel (AREA/ASBEA)

‚óŹ Paulo Bins Ely (Creci)

‚óŹ Diogo Ferreira Schiaffino (Sergs)

‚óŹ Jorge Larre Lopes (Sticc)

‚óŹ Ana Cl√°udia Narvaez Bestetti (CDL Porto Alegre)

‚óŹ Fernando Campos Costa (Amigos da Terra)

‚óŹ Antonio Carlos Zago (Sinduscon)

‚óŹ Daniela Beling Pinheiro (OAB-RS)

 

Aline Czarnobay

Fabiana Kloeckner