Plano Diretor terá conferência de avaliação em março

07/02/2023 11:50
Elson Sempé Pedroso / CMPA / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Germano Bremm esteve na Câmara Municipal nesta terça

A Conferência de Avaliação do Plano Diretor está confirmada para os dias 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUC-RS. Nesta terça-feira, 7, o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier, para convidar os vereadores para a abertura do evento. 

Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Smamus, a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do Plano Diretor vigente, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

“Nossa cidade evoluiu nas últimas décadas. A conferência é o momento no qual vamos debater o que está adequado e no que precisamos avançar em relação ao atual Plano Diretor para podermos definir as propostas que estarão no projeto de lei que será enviado para a Câmara no segundo semestre”, explica Bremm.

Sossmeier destacou que a discussão em torno da revisão do Plano Diretor é a principal pauta e missão do Legislativo em 2023. “Estaremos na conferência e em todos os demais eventos e espaços de debate a respeito do Plano Diretor. A Câmara atuará de forma ativa para que possamos construir o melhor para o desenvolvimento da nossa Capital”, diz o presidente do Legislativo.

Inscrições abertas - Dividida em três dias, a conferência irá reunir especialistas em urbanismo, entidades, conselhos municipais, sociedade civil, estudantes e população em geral para analisar o impacto do atual Plano Diretor no desenvolvimento urbano da cidade.

O debate será dividido em sete temas: Desenvolvimento Social e Cultura; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade.

“Será um grande espaço de troca com a população, um momento de escuta e de debate com envolvimento de vários atores da nossa cidade, como associações de bairro e entidades de profissionais, garantindo a pluralidade que a revisão sobre o Plano Diretor merece”, destaca a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patrícia Tschoepke.

Os interessados podem fazer inscrições pelo link. No ato da inscrição, é possível escolher qual eixo temático deseja participar. Os três dias de evento irão das 9h às 18h, com intervalo ao meio-dia.

 

 

Carla Bisol

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes