Porto Alegre terá inventário das árvores
Até julho de 2025, será feito cadastro georreferenciado das árvores adultas existentes nos logradouros públicos de Porto Alegre, por amostragem. A empresa Amato Paisagismo Ltda, vencedora da licitação, já começou os trabalhos e irá catalogar até 50 mil árvores, utilizando o software especializado Arbolink, sistema tecnológico de gestão digital da arborização urbana implementado em abril do ano passado pela prefeitura.
Para cada árvore, deverão ser cadastrados, entre outros dados, a localização no mapa, formato da copa, altura, estado geral e eventuais conflitos com a infraestrutura urbana. Com o inventário, será desenvolvido o diagnóstico da arborização urbana de Porto Alegre, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) na formulação das polÃticas públicas.
Semana da Primavera - Na tarde desta segunda-feira, 23, dentro da programação da Semana da Primavera, ocorreu palestra com caminhada no Viveiro Municipal. Da área de 3,5 hectares, 2,5 hectares são destinados à produção de mudas mudas nativas naturais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul – vegetação arbórea, arbustiva e herbácea, valorizando a flora local e conservando o patrimônio natural da cidade.
A visita guiada incluiu o plantio de uma muda de guabiroba, para marcar o dia da árvore, ocorrido no sábado. O exemplar foi produzido no Viveiro.
Â
Gilmar Martins