Prefeitura irá contratar empresa para prestação de serviços no Viveiro Municipal

07/12/2022 08:59

A prefeitura abre nesta quarta-feira, 7, às 10h, o pregão eletrônico para contratação de empresa para prestação de serviços continuados no Viveiro Municipal. O pregão será do tipo menor preço e as informações para participação podem ser acessadas pelo site www.portaldecompraspublicas.com.br. O edital está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de quarta-feira 23. 

No valor estimado de R$ 1.310.135,41, com recursos do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (FUMPROAMB), o contrato prevê a execução de serviços relacionados à gestão da estrutura física e às atividades de produção de mudas. O prazo de vigência é de 12 meses, a contar da assinatura do contrato, podendo ser renovado.  

“O contrato especifica os serviços a serem prestados, incluindo manutenção e limpeza das edificações e estufas, roçada da área externa, produção de mudas arbóreas, cultivo de mudas ornamentais e arbustivas e manutenção das mudas de árvores já existentes. Essa prestação de serviços especializados e continuados para a arborização, aliada às reformas na estrutura física que estamos realizando no viveiro, representa um salto de qualidade muito significativo na produção de mudas de nossa cidade”, explica o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) Germano Bremm.

“A sustentabilidade é um dos pilares da gestão quando falamos em planejamento urbano. A contratação de uma empresa para fornecer um serviço especializado, que possa atender às demandas crônicas de conservação do viveiro, trará ao município redução de custo na manutenção dos espaços e maior eficiência e controle na execução dos processos”, destaca o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

A Coordenação de Arborização Urbana (CAU) da Smamus é o setor que tem a responsabilidade pela elaboração das especificações técnicas, cultivo e preservação de espécimes vegetais (arbóreos e ornamentais) -  destinados à arborização urbana. “O Viveiro Municipal tem como diretriz a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais nativas do Rio Grande do Sul e autóctones de Porto Alegre”, explica a coordenadora da CAU, Verônica Riffel, destacando que o novo sistema de irrigação, com controle de umidade,  possibilita economia de água e realiza a captação e filtragem da água da chuva.

Viveiro Municipal – As obras físicas já estão mais de 90% concluídas. A reforma da área, que abrange cerca de 3,5 hectares, inclui a criação de novas estruturas de apoio e produção vegetal, reforma do prédio administrativo, capatazia, galpões de ferramentas e equipamentos, depósito e passeios conectando os locais. Os espaços irão possibilitar maior dinamismo aos trabalhos realizados no local, desde o carregamento até o descarregamento das mudas e materiais usados no viveiro. Já as novas estufas possibilitarão avaliar diferentes níveis de sombreamento, para diferentes espécies, possibilitando uma melhor condição para o desenvolvimento dos vegetais.

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes