Prefeitura promove oficina de poda para funcionários da CEEE Equatorial

28/06/2024 13:35
Sergio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Iniciativa busca auxiliar as equipes a preservarem a saúde das árvores urbanas, ao mesmo tempo em que protegem a infraestrutura elétrica contra danos por fenômenos climáticos

A prefeitura promoveu uma oficina de poda de árvores para funcionários da CEEE Equatorial, empresa responsável pela rede elétrica da cidade, na manhã desta sexta-feira, 28. A capacitação ocorreu na praça Darci Azambuja, bairro Partenon, atendendo a um pedido da própria empresa concessionária feito no começo de 2024.

O objetivo principal da iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) foi qualificar as técnicas de poda praticadas pelas equipes encarregadas pelo manejo vegetal, visando a preservar a saúde das árvores urbanas, ao mesmo tempo em que protegem a infraestrutura elétrica contra danos provocados por fenômenos climáticos, como as tempestades ocorridas em janeiro deste ano.

A proposição, resultado de mediação com o Ministério Público Estadual ainda em abril, é parte do esforço contínuo da prefeitura para promover uma cidade mais arborizada e resiliente aos impactos climáticos adversos. "É fundamental que as árvores da cidade vivam saudáveis e que a rede elétrica esteja protegida, especialmente diante das previsões de eventos climáticos extremos que presenciamos em todo o mundo", ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Durante a oficina, foram utilizadas diversas espécies para exercícios práticos. Ãrvores de grande porte como jacarandás, tipuanas, flamboyants, canafístulas, ipês, e outras foram objeto de treinamento. Os participantes receberam instruções detalhadas sobre como realizar uma poda saudável e dentro da boa técnica, especialmente em árvores de médio e grande porte, que eventualmente apresentam conflito com a rede aérea. "A poda adequada é essencial para garantir a longevidade e a estabilidade das árvores em espaços urbanos, além de contribuir significativamente para a segurança da rede elétrica", afirmou a coordenadora de arborização da Diretoria de Ãreas Verdes da Smamus, Verônica Riffel.

  

 

Roger Silva

Andrea Brasil