Prefeitura retoma atividades presenciais para revisão do Plano Diretor

06/08/2022 11:04
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Para Melo, discussão não pode ficar restrita à altura das edificações

A abertura da exposição “Diagnóstico POA 2030”, neste sábado, 6, reuniu mais de 200 pessoas na Câmara de Vereadores. Representantes de entidades, de  instituições de ensino, do setor de cooperativismo, de subprefeituras, de conselhos municipais, empresários, lideranças comunitárias, conselheiros do Orçamento Participativo, vereadores, e sociedade em geral participaram da primeira atividade que marca a nova fase do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), com  foco na participação da população. (fotos)

“O Plano Diretor é social, econômico e urbanístico. Não podemos reduzir a discussão à altura das edificações. Para nossa reflexão coletiva, um dos aspectos importantes a discutir é o adensamento onde existem equipamentos públicos", destacou o prefeito Sebastião Melo.

“A atividade de hoje marca o reinício dos processos participativos. O Plano é um projeto de cidade, não um projeto de governo, que deve traduzir na legislação as estratégias para o desenvolvimento.Teremos oficinas, conferência e audiência pública para ouvir a sociedade, e a participação de todos irá contribuir para construção de uma lei plural”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

Após as falas de abertura, a  diretora de Planejamento Urbano Patrícia Tschoepke e a coordenadora Vaneska Henrique, da equipe técnica da Smamus, apresentaram o cronograma das atividades previstas para revisão do plano até 2023, quando o projeto de lei será encaminhado aos vereadores. “As exposições são todas abertas ao público e ocorrerão por todas as regiões da cidade. Nelas, vamos apresentar os resultados das oficinas que ocorreram em 2019 e colher novas contribuições. Esses encontros, possibilitarão a leitura da cidade que queremos e irão viabilizar a sistematização das propostas para elaboração do projeto de lei”, explicou Patrícia.
 

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Exposição fica na Câmara Municipal até o dia 12 de agosto

Exposição - A exposição permite interação do público, por meio de manifestação por escrito nos mapas. Os visitantes podem ver a cidade representada em 40 painéis, enquanto monitores da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) prestam apoio técnico. A exposição permanece na Câmara até o dia 12 de agosto, com a presença de um facilitador da Smamus entre 9h e 15h. 

“Os mapas tornaram a visualização da cidade muito fácil. Identifiquei meu bairro e fiz algumas contribuições", disse Sílvia Souza, moradora do bairro Bom Jesus, acrescentando que irá convidar vizinhos para participarem das atividades. "A parte mais importante é as pessoas se engajarem”.

A participação da sociedade também passa a ser possível por meio de consulta pública on-line. O questionário tem como objetivo recolher contribuições sobre os principais problemas, as potencialidades e as questões prioritárias identificadas pelos cidadãos, ligadas a temas como segurança, mobilidade, equipamentos de saúde, limpeza urbana, valorização do patrimônio cultural, entre outros. 

Acesse a consulta pública on-line clicando neste link.  

A exposição permanece na Câmara de Vereadores até o dia 12 de agosto, com a presença de um facilitador da Smamus entre 9h e 15h.

Após, a exposição será levada a todas as regiões da cidade, sempre às 10h. Confira o calendário dos próximos encontros abaixo:

20/8/2022 - RGP 1 (bairros Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha).
Local: EMEF Porto Alegre - rua Washington Luiz, 203, bairro Centro.

21/8/2022 - RGP 2 (bairro Arquipélago)
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora da Boa Viagem - rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada

 27/8/2022 - RGP 2 (bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Anchieta, São João, Santa Maria Goretti, Higienópolis, Boa Vista, Passo D’Areia, Jardim São Pedro, Jardim Floresta, Cristo Redentor, Jardim Lindóia, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim Itu, Jardim Europa)
Local: EMEF Vereador Antônio Giúdice - rua Caio Brandão de Mello, 1, bairro Humaitá

28/8/2022 - RGP 3 (bairros Sarandi, Rubem Berta, Passo das Pedras, Santa Rosa de Lima, Parque Santa Fé, Costa e Silva, Jardim Leopoldina e Jardim Itu)
Local: EMEF João Antônio Satte - avenida Gamal Abdel Nasser, 500, bairro Rubem Berta

Aline Czarnobay

Cristiano Vieira