Primeiro seminário de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira

11/11/2022 08:45

O primeiro seminário POA 2030 do Plano Diretor ocorre nesta sexta-feira, 11, a partir das 8h30, no Teatro Unisinos (avenida Dr. Nilo Peçanha 1600). O encontro reúne urbanistas, arquitetos e engenheiros para traçar um panorama desde a elaboração do plano de 1979, passando pelo atual de 1999, até o futuro do urbanismo e as ações previstas para o novo plano diretor da Capital em 2022 e 2023.

Após a solenidade de abertura, que contará com a presença do prefeito Sebastião Melo, o seminário será dividido em dois momentos. Pela manhã, três arquitetas que vivenciaram os planos de 1979 e 1999 irão contar suas experiências no painel De onde viemos: A cidade planejada. São elas: Célia Ferraz de Souza, professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autora de diversos livros; Maria Tereza Fortini Albano, ex-servidora da prefeitura, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, pós-graduada em Formação Ambiental pelo Foro Latino Americano de Ciências Ambientais (ARG) e Marilu Maraschin: ex-servidora da prefeitura, pós-graduada em Formação Ambiental pelo Foro Latino Americano de Ciências Ambientais (ARG), consultora em planejamento urbano, urbanismo e arquitetura.

À tarde, as discussões serão sobre o desenvolvimento urbano e ambiental de Porto Alegre para os próximos anos. Com o tema Para onde vamos: O Futuro da Cidade, subirão ao palco a gerente de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Thaís Pires. Ela falará sobre como o acordo de cooperação entre a entidade e prefeitura beneficia os estudos para o novo plano diretor. Na sequência, representantes da consultoria Ernst & Young, Diogo Mac Cord e Gabriela Perez, vão falar sobre como a empresa vai subsidiar as ações coordenadas pela equipe da Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.

“O encontro é aberto a todos. Queremos ampliar o debate, iniciado antes da pandemia e retomado com força em agosto em visitas a todas as regiões de planejamento. O plano diretor deve representar a vontade de todos os porto-alegrenses sobre o futuro da nossa cidade”, afirma a diretora de Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke.

As inscrições são gratuitas e devem feitas pelo link.

Saiba mais: O Plano Diretor é uma Lei Municipal, que de acordo com as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), deve ser revisado a cada 10 anos. O Plano Diretor atual foi instituído pela Lei Complementar 434/99 e, posteriormente, foi alterado pela Lei Complementar 646/2010. Mais informações pelo site.

Consulta pública: A participação da população nas discussões do Plano Diretor também pode ser feita via consulta pública on-line, disponibilizada neste link.

 

Carla Bisol e Fernando Ramirez

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes