Programação reforça necessidade de preservar o patrimônio ambiental de Porto Alegre
A partir desta terça, 1º, os relógios eletrônicos da cidade convidam a população para preservar as áreas verdes da cidade. É o início da 37ª Semana Mundial do Meio Ambiente, que terá uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
“Temos 684 praças urbanizadas, nove parques urbanos, quatro unidades de conservação, um lago natural incomparável. Esse patrimônio nos diferencia das demais capitais. Precisamos cuidar mais das nossas áreas verdes, valorizar esse potencial e viver em harmonia”, reflete o secretário Germano Bremm.
Nesta semana, algumas dessas áreas estão recebendo novas placas de orientação para os visitantes. São dicas sobre descarte correto de lixo, cuidado com a vegetação e com os animais silvestres, condução adequada dos animais de estimação e respeito aos demais frequentadores. As placas têm QRCode que remete a uma cartilha, produzida pela equipe de Educação Ambiental da Smamus, sobre as melhores práticas de convivência e respeito nas áreas verdes da Capital.
Nas redes sociais, uma série de materiais apresenta as principais ações da secretaria com a hashtag #Smamusfaz. Também será lançado um selo comemorativo para a série de reportagens sobre a “Árvore do Mês”, iniciativa dos servidores em 2019 para que a população conheça mais sobre as espécies nativas da cidade.
Dia Mundial do Meio Ambiente - Neste sábado, 5, o prefeito Sebastião Melo e o secretário Germano Bremm fazem a abertura do Seminário Mudanças climáticas - História do Ambiente Natural de Porto Alegre, com a palestra do professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Ufrgs, Rualdo Menegat. A atividade começa às 10h e terá transmissão ao vivo pelo canal da Smamus no youtube.
Também ocorrerá a entrega neste sábado da sede da Smamus revitalizada. O prédio foi reformado, a fachada pintada e a lateral para a Carlos Gomes foi transformada num muro vivo. As intervenções visam à unificação das estruturas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.
“A revitalização da nossa sede marca um novo momento da secretaria, em que reunimos em uma única pasta as políticas ambientais, de planejamento urbano e licenciamento. Nossa gestão tem como pilares preservar e proteger, com o uso sustentável”, explica Bremm.
Ainda no sábado, o prefeito e o secretário visitam a Orla de Ipanema para dar ordem de início às obras de revitalização do calçadão e reurbanização dos canteiros centrais da avenida Guaíba, por meio de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida com a empresa Melnick.
Para encerrar as atividades, na terça-feira, 8, às 18h30, será realizado o Seminário A água de Porto Alegre, promovido em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, com a presença do diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, do presidente do Comitê Lago Guaíba, Valery Pulgatch, de representantes da Ufrgs e de ONGs. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da Smamus no youtube.
Programação:
01/06 - Início da campanha de conscientização para preservação do meio ambiente nos relógios eletrônicos
Instalação de placas Preserva POA de melhores práticas de convívio no Parque Germânia
02/06 - Lançamento do selo “Árvore do mês”
03/06 - Início da divulgação do #Smamusfaz no instagram @smamuspoa
04/06 - Lançamento da cartilha Preserva POA produzida pela Equipe de Educação Ambiental da Smamus
05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente
10h: seminário “Mudanças climáticas - História do Ambiente Natural de Porto Alegre”
11h: início das obras revitalização da Orla de Ipanema
08/06 - 18h30 Seminário "A água de Porto Alegre"
Andrea Brasil