Proposta sustentável e inovadora vence licitação para primeiro terrário urbano de Porto Alegre

27/05/2021 11:22
Divulgação / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Espaço público na esquina da Lucas de Oliveira com Neusa Brizola tem 215 metros quadrados

Área com equipamentos para exercícios físicos, caixa com tubo para prática de skate, espaço para pocket shows sob a árvore, mesas com tabuleiros de dama e xadrez, espaços de contemplação e espaço para uma feira orgânica ou um food truck. Todas essas atividades estão previstas para um pequeno espaço de 215 metros quadrados, na esquina da rua Lucas de Oliveira com a avenida Neuza Brizola, em uma área pública ociosa que será transformada em Terrário Maçaíx, empresa de comércio de açaís com lojas no Brasil, Europa e Oriente Médio.

O projeto inédito no Brasil foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, onde pequenos espaços públicos serão transformados em ambientes sustentáveis com possibilidade de exploração comercial.

“Os terrários urbanos são uma demanda da sociedade, que pede espaços com práticas sustentáveis, como utilização de materiais de construção de baixo ou zero emissão de poluentes, utilização de energia renovável e paredes e telhados verdes, entre outras ações que preservam o meio ambiente e contribuem para a redução de emissão de gases de efeito estufa”, explica a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Rovana Bortolini.

Porto Alegre possui uma centena de pequenos terrenos ociosos com potencial para se transformarem em terrários urbanos. “O projeto faz parte de uma estratégia maior para o uso da população de pequenos espaços públicos interligando as grandes áreas verdes de Porto Alegre, com foco na qualificação urbana e ambiental”, afirma o secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

“A parceria com a iniciativa privada para exploração comercial de pequenas áreas públicas ociosas com projetos sustentáveis e de interesse dos moradores é pioneira no país. O conceito inédito prevê o uso de áreas públicas residuais, sem potencial construtivo expressivo, para uso público e ativo, pautado por práticas sustentáveis, de fomento à socialização e à economia local”, explica a coordenadora de Projetos de Sustentabilidade, Natércia Domingos.

Divulgação / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Projeto prevê transformação de pequenos espaços públicos em ambientes sustentáveis com possibilidade de exploração comercial

“A ideia do projeto é manter o local sempre vivo, com espaço para alimentação, atividades de lazer e circulação de pessoas. A iniciativa também tem um caráter educativo, onde práticas sustentáveis possam ser visualizadas, exercitadas e aprendidas pela população”, descreve o arquiteto responsável George Martins.

O projeto contou com a consultoria do Pacto Alegre na definição do modelo econômico de negócio. O Terrário Maçaíx deve ser inaugurado até o final do ano. A prefeitura já trabalha no lançamento do segundo edital de terrário urbano, desta vez localizado no bairro Bom Fim, na esquina das ruas Irmão José Otão e Garibaldi.

Terrário Maçaíx - O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto George Martins, de acordo com as premissas de sustentabilidade previstas no edital, alinhadas com o conceito da empresa. O projeto prevê:

Placas solares fotovoltaicas sobre as áreas fechadas

Redução de impacto na formação de ilhas de calor

Telhado verde

Parede verde na lateral do skate box

Uso de potes e embalagens recicláveis e ou reutilizáveis, sem uso de plástico

Vegetação existente e a ser plantada será nativa do RS

Uso de madeira de reflorestamento autoclavada, tratada e certificada

Tintas com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC)

Manta de poliéster termofixada

Piso drenante

 

 

 

 

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes