Secretaria do Meio Ambiente realiza oficina de observação de aves

10/11/2021 14:38
Sergio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Atividade busca aproximar o público das aves que habitam os grandes centros urbanos e se refugiam nas áreas verdes da cidade

Nesta quarta-feira, 10, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promoveu a oficina de observação de aves no Parque Moinhos de Vento (Parcão). A oficina faz parte da retomada de atividades presenciais e terá uma segunda edição, no próximo dia 24, no Parque Farroupilha (Redenção).

Conduzida pela Equipe de Fauna Silvestre, em parceria com a Equipe de Educação Ambiental da Smamus, a atividade visa a aproximar o público das aves que habitam os grandes centros urbanos e se refugiam nas áreas verdes da cidade. Durante o encontro, foi possível avistar cerca de 16 espécies, algumas com filhotes. “A arborização urbana serve como corredor para as espécies se deslocarem de uma região para outra. Esse parque tem água, material para construir ninho e alimento, aqui é um ótimo local para elas se reproduzirem”, afirma a chefe da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro. 

No início da atividade, foi entregue um checklist com as 29 espécies possíveis de serem avistadas no local e alguns tópicos posteriormente abordados pela guia da oficina, a acadêmica de biologia da Unisinos e observadora de aves, Geane Peres, como o dimorfismo sexual, vocalização e o hábito alimentar da ave. Dentre as muitas curiosidades e observações, um alerta importante: o declínio de cardeais que, por conta da vocalização melodiosa, sofrem com o tráfico ilegal.

Além da observação das espécies, a atividade também serve para conscientizar a população sobre os cuidados com os animais habitantes das áreas verdes da cidade. “Conhecendo a fauna torna-se mais fácil a conscientização das pessoas quanto à alimentação de animais e outras interações nocivas à coexistência, mostrando, de forma prática, como esse convívio funciona”, explica o coordenador da Equipe de Educação Ambiental da Smamus, Lisandro Gonçalves.

Para Mario Molinerri, morador há 30 anos da região e entusiasta da observação de aves, a oficina é importante por conta da migração dos animais para as cidades. “A sociedade não considera, mas hoje em dia muitas espécies de aves vivem nos parques, elas vêm se refugiar aqui. Observo isso há mais de 30 anos e valorizo essa convivência, precisam fazer mais oficinas como essa”, ressalta Mario.

A próxima oficina será dia 24, às 10h, no Parque Farroupilha. É possível se inscrever pelo e-mail: educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br

 

 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes