Serviço de manutenção amplia chances de desenvolvimento das árvores na Capital
Nesta terça-feira, 17, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) acompanharam o trabalho inédito de irrigação e adubação das mais de cinco mil mudas previstas para serem plantadas em Porto Alegre neste ano. O serviço, que acontece a cada 15 dias na época de estiagem, é resultado do contrato firmado com a empresa terceirizada.
As 600 mudas já plantadas da área de preservação permanente localizada no bairro Hípica foram irrigadas com água de açudes para garantir a naturalidade dos vegetais, por ser água não tratada, e também pelo uso racional de água.
“Historicamente, o plantio em Porto Alegre tem um resultado efetivo muito pequeno, em torno de 30%. Com a manutenção, a gente consegue ampliar o sucesso de a árvore se desenvolver para 70%”, explica a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel.
A empresa contratada será responsável pelo plantio e por toda a manutenção, de acordo com as diretrizes estabelecidas por técnicos da prefeitura. Também fazem parte do contrato a poda de condução para o crescimento horizontal, o reposicionamento de tutor (madeira que serve de alicerce), entre outros procedimentos para garantir o desenvolvimento adequado da espécie.
“A manutenção é de baixo custo comparada com o plantio. Desta forma, garantimos um plantio de qualidade com todos os elementos que a arborização urbana necessita e a manutenção para que ela se estabeleça", argumenta Verônica Riffel. "Em aproximadamente cinco anos, teremos árvores com estrutura adequada, gerando menos podas emergenciais, menos custos para a prefeitura e mais qualidade de arborização para a população”, conclui.
O contrato com a empresa F-Santos Comércios e Serviços, vencedora do edital para o plantio de 5.420 mudas em Porto Alegre em 2023, foi assinado em outubro do ano passado.
Gilmar Martins