Escola de Gestão e Previmpa realizam aula on-line do curso de educação para aposentadoria

01/05/2021 16:00
Rita Becco/SMAP PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Encontro é um momento relevante da metodologia de adaptação ao ambiente virtual de aprendizado

A Escola de Gestão Pública (EGP) e o Previmpa realizaram na sexta-feira, 30 a aula on-line do do Curso de Educação para a Aposentadoria. A capacitação, voltada aos servidores que possuem expectativa de aposentadoria em cinco anos, é oferecida pela primeira vez na modalidade a distância e está hospedada na plataforma EducaPOA.

O encontro on-line para orientação e compartilhamento das expectativas entre os participantes é um momento relevante da metodologia de adaptação do curso ao ambiente virtual de aprendizado. Durante a aula, cada um dos nove participantes teve oportunidade de falar sobre seu percurso profissional na prefeitura, seus receios e aspirações em relação à nova fase de vida que se aproxima.
 
As educadoras Deise Coferi, Vanessa Cardoso e Adriana apresentaram a trilha de aprendizagem do curso, destacando aspectos relevantes do processo de aposentadoria. Os servidores também tiveram a oportunidade de acompanhar e testar o acesso à plataforma EducaPOA. De acordo com a metodologia do curso, a participação na aula on-line é etapa obrigatória para liberação dos demais conteúdos da capacitação. 
 
Segundo Débora Cano, técnica da EGP responsável pelo EducaPOA, a oferta do curso de Educação para a Aposentadoria representa uma nova etapa no ensino a distância na prefeitura: “O desenvolvimento de uma metodologia que alia aulas síncronas, na forma de encontros on-line, a conteúdos assíncronos, acessados a distância pelos servidores a qualquer tempo, está permitindo a criação de capacitações voltadas ao aprimoramento de habilidades comportamentais. Este curso para os aposentandos está sendo uma ótima experiência para EGP.” 
 
A assistente social do Previmpa e coordenadora técnica do curso, Deise Coferi, destaca o envolvimento direto de 11 servidores do Previmpa e convidados que aceitaram o desafio de atuarem como educadores na modalidade EAD. “Para muitos de nós, esta foi a primeira experiência de ensino a distância. Transpor todo o conteúdo do curso para esta modalidade foi um processo da aprendizado para nossa equipe de especialistas. Acreditamos que o resultado deste esforço fará diferença na vida dos colegas que estão chegando a esta etapa.”
 
Dois novos encontros serão realizados nos próximos dias. O período de inscrições será divulgado por e-mail a todos os servidores.

 

Nereida Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes