Escola de Gestão Pública da prefeitura completa 18 anos neste domingo

22/05/2021 08:38
SMAP / PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Para celebrar, a prefeitura lançou selo comemorativo e realizará ações focadas em novas alternativas de educação corporativa

A Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) completa 18 anos neste domingo, 23. Para celebrar a data, a prefeitura lançou um selo comemorativo e realizará, ao longo de 2021, uma série de ações focadas no resgate da sua história e na perspectiva de novas alternativas em educação corporativa, diante das mudanças provocadas pela pandemia como, por exemplo, o trabalho remoto e o ensino à distância. Nesta segunda-feira, 24, a Câmara Municipal de Porto Alegre destinará o período de comunicações para prestar homenagem à EGP.

Desde sua fundação, tem se dedicado a contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relevantes ao exercício das atividades dos servidores e à gestão pública municipal. O secretário Municipal da Administração e Patrimônio, André Barbosa, destaca a diferença que a escola faz no trabalho realizado pelos servidores. “Investir em capacitação e na modernização do quadro de funcionários é um dever do município, e a Escola de Gestão tem cumprido sua missão de oportunizar o aprendizado. Ficamos orgulhosos em ter a oportunidade de contribuir, investindo na modernização das atividades ofertadas, qualificando ainda mais os serviços públicos oferecidos para a sociedade”, ressalta.  

A comunicação sobre o aniversário da escola na Câmara Municipal será realizada durante a sessão ordinária desta segunda, a partir das 14h, no plenário Otávio Rocha. A proponente é a vereadora Tanise Pazzim, que por seis anos trabalhou como coordenadora da instituição. Ela destaca a importância da proposta. “Há 18 anos a escola coordena e executa ações de capacitação dos servidores municipais, oportunizando desenvolvimento e qualificação a quem trabalha nos processos administrativos e no atendimento direto aos cidadãos. Trata-se de uma equipe que possui um papel relevante, mas muitas vezes invisível. Por ter tido a oportunidade de atuar à frente da EGP, sei o quanto precisamos reconhecer o trabalho desta instituição e dos servidores que fazem parte da sua história”, explica.

Participarão do evento o secretário André Barbosa e a coordenadora da EGP, Fernanda Jardim. Fernanda destaca o caráter de reconhecimento público da homenagem. “É muito satisfatório ver que o trabalho realizado pela EGP é reconhecido publicamente como um componente de gestão importante para a qualidade dos serviços prestados pela prefeitura. São quase duas décadas de investimento em educação continuada dos servidores, um esforço coordenado que resulta em melhor atendimento aos contribuintes e cidadãos. É uma honra representar a escola neste momento da sua trajetória’, ressalta. 

Histórico – Até a criação da EGP, quem realizava a oferta de capacitações aos servidores era a Coordenação de Desenvolvimento, que também oferecia serviços de acompanhamento funcional e assessoria às secretarias nos mais diversos assuntos, sendo responsável, ainda, pelo controle e acompanhamento do estágio probatório. A percepção de que a maioria dos problemas acompanhados situava-se na dimensão de gerenciamento, corroborou para a visão de que a qualificação dos gerentes provocaria maior resolutividade nas questões cotidianas das relações e organização do trabalho.

Esta necessidade interna aliada ao contexto geral brasileiro de criação de escolas de governo, alicerçou, em 2002, a elaboração de um projeto de escola que pudesse ultrapassar o modelo anterior, atingindo um maior número de servidores. Em 2003, a Escola de Gestão Pública é inaugurada, tendo como eixos de atuação a qualificação e a pesquisa, situando-se como centro de produção de conhecimento a respeito do serviço público.

Primeira coordenadora - A assistente social Heraida Cyreli Raupp foi a primeira coordenadora da EGP. Heraida conta sobre a sua trajetória. "Tenho um tremendo orgulho daquele trabalho. Entrei desacreditada, desconhecida, mas fui ciente do tamanho da responsabilidade e da necessidade de um registro de um trabalho propositivo, que fizesse uma mínima diferença na vida dos servidores. Fui me inserindo na equipe como alguém que detinha uma responsabilidade, imbuída de cargo, mas que também fazia parte do processo de trabalho. Fizemos planejamento de ações, dividimos responsabilidades, construímos objetivos e metas, avaliamos e monitoramos as ações no decorrer do caminho, ajustamos as inadequações, nos situamos no processo político com estratégias, com aliados e avançamos nos investimentos em qualificação dos servidores, tanto na centralizada quanto nas autarquias e fundação."

Escola de Gestão Pública (EGP) - Subordinada à Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), tem como função coordenar as práticas relacionadas à aprendizagem no âmbito profissional, dentre elas, treinamento, desenvolvimento, qualificação, atualização, aperfeiçoamento e educação continuada. São realizados cursos, palestras, seminários, workshops de forma presencial e cursos em forma de Ensino à Distância - EaD. Atualmente, os cursos são realizados de forma on-line devido à pandemia da Covid-19.

A EGP oferece as capacitações voltadas ao desenvolvimento das lideranças e também outros programas relativos à educação permanente em gestão, à capacitação nos sistemas eletrônicos utilizados na prefeitura, ao desenvolvimento de competências transversais ou replicáveis e ao programa de formação institucional para a inserção de novos servidores ou estagiários.

 

 

Nereida Ramos

Andrea Brasil