Lançamento do Guia da Equidade de Gênero marca o Dia da Mulher

08/03/2022 13:03
Nereida Rodrigues/EGP PMPA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Publicação busca contribuir na reflexão sobre a participação feminina nos locais de trabalho da prefeitura

Será lançado nesta terça-feira, 8, o Guia da Equidade de Gênero da prefeitura, para marcar o Dia Internacional da Mulher. A data reforça a luta por equidade de gênero ao redor do mundo. A ação é realizada pela Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional (CDAF) e pela Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), com o apoio da Ouvidoria-Geral, que faz parte da Secretaria Municipal de Transparência (SMTC).

O objetivo da publicação é contribuir na reflexão sobre a participação feminina nos locais de trabalho da prefeitura, procurando práticas voltadas à promoção da equidade de gênero. Também busca a ampliação do debate em torno do protagonismo das mulheres e do feminismo enquanto fenômeno social.

A psicóloga da CDAF, Aline Simões, que trabalhou na produção do guia, explica que ele está dividido em alguns tópicos como o assédio sexual no trabalho, violações cotidianas e diversidade. "Apresentamos caminhos para a mudança da cultura institucional. Além disso, oferecemos diversas formas de acesso a conteúdos sobre equidade de gênero e feminismo, como livros, filmes, séries, perfis no Instagram, etc. Acredito que possa ajudar na reflexão sobre ações cotidianas e possibilitar um ambiente de trabalho com maior equidade de gênero”, disse. A palavra equidade é trabalhada no guia em vez do conceito de igualdade. “Igualdade pressupõe que todos sejam tratados da mesma forma, e equidade é a busca por assegurar que as pessoas tenham o que elas precisam”, explica a assistente social na PMPA, Michele da Luz Domingos, que também faz parte da iniciativa.

A edição e divulgação do Guia da Equidade de Gênero vai ao encontro da Lei Municipal nº 12.949, de 3 de janeiro de 2022, que institui a campanha permanente de conscientização e enfrentamento do assédio e da violência sexual contra mulheres no Município de Porto Alegre e tem, entre seus objetivos, o de contribuir para a eliminação do assédio sexual entre servidores e servidoras municipais. 

A disponibilização do material será por e-mail, enviado aos servidores e servidoras da prefeitura e poderá posteriormente ser acessado pela plataforma EducaPOA.

Palestra - Além deste guia, a CDAF e a EGP irão disponibilizar na plataforma EducaPOA a palestra Mulheres: equidade de gênero e transformação social, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento será realizado na próxima terça-feira, 15, às 14h. Os servidores poderão realizar a sua inscrição a partir do dia 10. Posteriormente, o público externo também poderá ter acesso a este conteúdo no canal da EGP no Youtube.

A palestra será ministrada pela mestra em Direito (Ufrgs) e servidora da Escola Judiciária Eleitoral do RS (Ejers) Débora do Carmo Vicente e pela especialista em terapias cognitivas e servidora do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Dóris Pinto Soares.

Veja a publicação aqui.

 

Andrei Pereira (estagiário)/Supervisão: Nereida Ramos Rodrigues

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes