Pavimento de viaduto terá recuperação com valor mais baixo que o previsto

04/02/2021 19:00
Cristine Rochol / PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Licitação para obra nos corredores do complexo Jorge Alberto Mendes Ribeiro habilitou a empresa DW Engenharia

O resultado da licitação que prevê a recuperação do pavimento de concreto nos dois corredores de ônibus do complexo de viadutos Jorge Alberto Mendes Ribeiro habilitou a DW Engenharia Ltda para a realização das obras. Como houve apenas uma licitante, foi possível analisar, em sessão pública nesta quinta-feira, 4, os documentos de habilitação, a proposta e dar a declaração de vencedora do certame à concorrente. A execução da obra está prevista para ocorrer em 120 dias a contar da ordem de início a ser emitida pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi).

A proposta da empresa foi de R$ 711.143,33, valor abaixo do estimado pela Administração, que era de R$ 714.734,54. O resultado da licitação será divulgado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 5. Em seguida, a empresa será convocada para apresentar a garantia e assinar o contrato.

Segundo o secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, o município tem alcançado resultados bastante satisfatórios quanto às licitações, não só em relação às melhorias na cidade, mas também na parte econômica.  “Ficamos extremamente satisfeitos em saber que economizamos dinheiro público em cada operação realizada pela prefeitura. Além disso, os processos licitatórios estão ocorrendo de forma mais ágil e efetiva devido, principalmente, ao trabalho dos nossos servidores. O retorno da população que recebemos é gratificante”, declarou Barbosa.

"Agora, com a executora já definida, daremos celeridade à assinatura da ordem de início da obra. A intervenção é extremamente importante para garantir a mobilidade de forma segura e confortável aos que por ali trafegam. Trabalharemos para entregar e concluir esta obra o mais rápido possível", garantiu o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.

Para a diretora de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), Letícia Cezarotto, a celeridade no julgamento também foi possível em razão da licitante ter renunciado aos prazos recursais. “A Comissão Permanente de Licitações possui engenheiros e arquitetos em sua composição, o que contribui para que a análise dos documentos técnicos e propostas seja realizada durante a sessão pública, nos permitindo agilidade e eficiência no andamento do processo licitatório”, enfatizou.

A necessidade de manutenção foi constatada após vistoria realizada por engenheiros da Smoi, responsáveis pelas obras de arte especiais, como são chamados viadutos, pontes e passarelas. Foi detectado que, devido ao desgaste natural, ocorreram rachaduras e rompimento das placas de concreto no corredor de ônibus. Inaugurado em 2003, o complexo de viadutos Jorge Alberto Mendes Ribeiro faz a intersecção das avenidas Carlos Gomes (Terceira Perimetral) com a Protásio Alves. No período pré-pandemia, quase duas mil viagens passavam por dia no local. Os ônibus que utilizam o terminal ligam a Zona Norte e Leste da cidade também com a região Central.   

 

Andrea Pinto

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes