Prefeitura abre concurso público e formação de cadastro reserva para professores  

21/08/2025 16:52

A Prefeitura de Porto Alegre abriu edital para a contratação de professores e a formação de cadastro reserva para eventuais chamamentos extras. O documento foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira, 21. As vagas são para professores dos Anos iniciais, da Educação infantil, de Geografia e de História. A atuação dos profissionais será na Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O concurso contará com quatro etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será a prova objetiva; a segunda, de caráter eliminatório, será de avaliações psicológicas; a terceira, de caráter eliminatório e classificatório, será a prova de desempenho didático e a quarta e última etapa é a prova de títulos, classificatória.

A inserção das novas etapas de avaliação no concurso público para o magistério municipal já foi realizada no último certame realizado pela Secretaria Municipal no início de 2025 e tornou-se obrigatória por meio da lei PLE 017/25, de autoria do Executivo, aprovada pelos vereadores da Capital em julho e sancionada em agosto.

Candidatos - As inscrições poderão ser realizadas, exclusivamente, por este link de 22 de agosto às 17h de 10 de setembro. A data provável para aplicação das provas objetivas é 12 de outubro. Serão convocados para realizar avaliação psicológica os candidatos aprovados na etapa de provas objetivas, considerando a ordem de classificação e atendendo ao quantitativo publicado no edital de abertura, acrescidos dos empates na última colocação, sendo respeitados os percentuais dos modos de acesso de pessoa negra e pessoa com deficiência.

”Por orientação do prefeito Melo abrimos concurso para a Smed a fim de qualificar o ensino nas nossas escolas”, diz o secretário de Administração e Patrimônio Élvio Soares. “Esse é mais um certame que lançamos neste ano e, novamente inclui as etapas de avaliação psicológica e prova didática, inseridas nos concursos do magistério da Capital neste ano, e que passou a ser prevista em lei, criada por nós, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Melo”, complementa o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.

Carla Lemos

Tatiana Bandeira