Webinário debate a importância da cultura negra na educação
O último dia do webinário Personalidades Negras da Literatura Brasileira debateu as obras de Lima Barreto e Carolina de Jesus e o papel da escola no processo de resgate da memória das personalidades negras. Participaram a assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed) PatrÃcia Pereira e a professora da Escola Estadual Visconde do Rio Grande e mestra em literatura brasileira Christiane Toledo.
PatrÃcia Pereira conta que a experiência dos três dias de webinário foi enriquecedora, com elogios e várias perguntas. “O pessoal que nos acompanhou demonstrou entender muito bem o objetivo destes encontros." Ainda sobre o enfoque desse último dia do evento, Christiane Toledo alertou para a importância de um ensino baseado nas artes e na história afro-brasileira, no sentido de aproximar esses estudos da realidade do aluno negro, mestiço e branco. “O resgate de autores negros é essencial para a propagação da cultura afro e a consolidação desses nas posições de destaque. E, a partir dessa ação, atingir um público marginalizado e enfraquecido socialmente buscando a representatividade e reconhecimento da população negra."
O webinário Personalidades Negras da Literatura Brasileira, desenvolvido pela Escola de Gestão Pública (EGP) em conjunto com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, faz parte de uma série de ações voltadas para os servidores que celebram os 50 anos do dia da consciência negra. Estão incluÃdos o manual de enfrentamento ao racismo e o curso EAD Acolhendo a Diversidade. Estes conteúdos estarão disponÃveis na plataforma EducaPOA.
Projetada para 2022, a exposição itinerante Personalidades Negras da Literatura Brasileira – Histórias de Insurgência Contra o Racismo e a Invisibilidade segue com a proposta de dar continuidade às ações feitas em alusão ao último Dia da Consciência Negra. A Escola de Gestão Pública e a Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional, ambas da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio juntamente com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, uniram-se à Secretaria Municipal de Educação para incentivar o debate sobre racismo, memória e invisibilidade nos territórios das escolas e das comunidades.
Gilmar Martins