Abertos dois abrigos emergenciais para acolher famílias atingidas pelas chuvas
Na tarde desta quarta-feira, 18, as equipes da Prefeitura de Porto Alegre concluíram a montagem de dois abrigos emergenciais para famílias que vivem em áreas atingidas pela chuva dos últimos dias.
Cada um deles tem capacidade para até 50 pessoas. Na Zona Norte, o abrigo da Arena KTO, na avenida Severo Dullius, até as 17h30, registrava sete pessoas acolhidas (dois adultos, quatro crianças e uma adolescente).
Já o abrigo do Ginásio Calábria, na Restinga, deve receber 24 pessoas ainda na noite desta quarta-feira, após triagem das equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Previsão do tempo - Porto Alegre está em alerta meteorológico, com possibilidade de acumulados de até 30 mm nesta quinta-feira, 19. Desde a 0h de terça-feira, 15, a capital registra 170 mm de precipitação total, conforme informações dos totens da Defesa Civil - acima da média mensal para junho, de 130 mm.
Água e drenagem - As 23 casas de bombas de Porto Alegre operam, ininterruptamente, desde o início do evento climático. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) monitora os pontos de alagamento registrados na Zona Norte, em razão do volume excessivo de chuva, e atua para minimizar os transtornos.
Uma equipe de mergulhadores do Dmae está mobilizada na instalação de um novo motor na casa de bombas da Trensurb, que ampliará a capacidade da estrutura federal.
Cristiano Vieira