Casa de passagem para mulheres e população LGBTQIA+ em situação de rua abre nesta terça-feira
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entrega nesta terça-feira, 18, às 14h30, uma nova casa de passagem, com capacidade para 50 pessoas. O espaço, na avenida Jerônimo de Ornelas, 48, será exclusivo para acolhimento emergencial de mulheres e pessoas LGBTQIA+ em situação de rua.
A unidade, batizada como Flor&Ser, oferece abrigo provisório, orientação e suporte técnico especializado, integrando a rede de proteção social do município. A gestão do serviço será feita pela Associação Ilê Mulher, entidade com atuação reconhecida na área.
“Estamos disponibilizando um espaço essencial para a proteção social da nossa cidade. Esta casa de passagem, dedicada a mulheres e pessoas LGBTQIA+ em situação de rua, amplia nossa capacidade de acolher com segurança e respeito”, explica o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.
Esta é a primeira de três novas casas de passagem previstas em edital recente, que ampliará em 150 o número de vagas na rede de acolhimento de Porto Alegre.
Andrea Brasil