Entregue nova casa de passagem para mulheres e pessoas LGBTQIA+ em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entregou nesta terça-feira, 18, uma nova casa de passagem destinada ao acolhimento emergencial e provisório de mulheres e pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.Â
Localizado no bairro Santana, região Central, o espaço começa a receber as primeiras moradoras já nesta quarta-feira, 19, ampliando a rede de proteção social do municÃpio.
Com capacidade para acolher até 50 pessoas, a unidade é a primeira de uma série de novas casas de passagem planejadas pela prefeitura, reforçando o compromisso com polÃticas públicas inclusivas, seguras e humanizadas.
“A entrega desta casa de passagem é uma demonstração muito concreta de que Porto Alegre está olhando para quem mais precisa. Ao criar um espaço seguro para mulheres e pessoas LGBTQIA+ em vulnerabilidade, mostramos que o governo está onde deve estar: ao lado das pessoas mais necessitadasâ€, destacou o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.
A primeira-dama, Valéria Leopoldino, também foi conhecer a casa. “Acolher transforma vidas. E ver a prefeitura entregar um espaço que abraça mulheres e pessoas LGBTQIA+ me emociona, é assim que construÃmos uma cidade mais humana e pluralâ€, disse.
Participaram ainda o secretário-adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Dani Morethson, além de representantes de organizações da sociedade civil, equipes do municÃpio e representantes do Estado. Â
Â
Cristiano Vieira
