Transporte Solidário supera 5 mil passageiros na Operação Inverno
Em seis semanas de operação, o programa Transporte Solidário já garantiu o deslocamento de 5.013 passageiros em Porto Alegre. A ação, que integra a Operação Inverno 2025 da prefeitura, oferece transporte gratuito a pessoas em situação de rua que precisam se deslocar entre os abrigos emergenciais, albergues e Centros Pop.
“O Transporte Solidário tem sido fundamental para garantir que as pessoas em situação de rua ou em abrigos temporários consigam acessar serviços essenciais com segurança e dignidade. É uma ação emergencial que se tornou estratégica dentro da Operação Inverno, com impacto direto na proteção social de quem mais precisa”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
Transporte Solidário - Desde o início da operação, em 19 de junho, ocorreram 158 viagens nas duas linhas solidárias implantadas (a primeira, no abrigo do Ginásio do Demhab; e a segunda no abrigo da Comendador Azevedo, 264).
Na última semana avaliada (24 a 30 de julho), foram 1.128 pessoas transportadas em 28 viagens, com média de 40 passageiros por itinerário - a maior demanda desde o início do serviço, realizado pelas secretarias de Assistência Social e de Mobilidade Urbana com apoio das empresas de ônibus da Capital.
Gilmar Martins