Academia de Samba Puro conta a história da erva-mate

04/03/2023 22:50
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Escola entrou na avenida como integrante da série prata

A terceira escola da noite iniciou seu desfile às 22h em disputa pela Série Prata. Academia de Samba Puro trouxe como tema a erva-mate além da cuia; origem e mistérios da bebida símbolo dos gaúchos. Para desenvolver o enredo, os carnavalescos Fabiano Almeida e Regina Passaes se valeram de 18 alas, duas alegorias, um tripé e um conjunto cenográfico na comissão de frente.

O abre-alas representou o solo sagrado de Tupã com a plantação da erva-mate, os índios guaranis e as belezas da fauna e da flora. A segunda alegoria apresentou os caminhos da erva-mate, suas festas e tecnologia. O conjunto cenográfico da comissão de frente trouxe o tradicional O galpão crioulo e a oca indígena.

A representação do enredo foi dividida em três setores de desfiles para ressaltar a importância da exploração econômica da erva-mate, que foi determinante na emancipação política do Estado. Além das fronteiras nacionais, a erva-mate é encontrada no Paraguai e em algumas partes da Argentina.

O nome científico, Ilex paraguariensis, foi dado pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, quando conheceu a planta em 1820, no Paraguai. Posteriormente, ao saber que a erva crescia em maior quantidade e qualidade no estado do Paraná, o pesquisador se retratou, dizendo que deveria ter nomeado a planta de Ilex brasiliensis. 

Ficha técnica
Cores - azul, amarelo e branco
Símbolo - pandeiro sobre uma mão
Presidente - Alysson dos Santos
Diretor de bateria - Mestre Tiagner Jr
Enredo - Erva-mate além da cuia; origem e mistérios da bebida símbolo dos gaúchos
Carnavalescos - Fabiano Almeida e Regina Passaes
Compositores - Leandrinho LV,  André Filosofia,  Nando do Cavaco,  Giuliano Paim,  Ronny Potolski, Tiago Talher,  Nellipe Costa e Thiago Lobato
Intérprete - Leandrinho LV

Cleber Saydelles

Cristiano Vieira