Animação Zarafa em cartaz na Cinemateca Capitólio neste fim de semana

03/09/2022 07:17

A Cinemateca Capitólio e o Programa de Alfabetização Audiovisual apresentam neste fim de semana a animação franco-belga Zarafa, inspirada na história real da primeira girafa trazida da África para Paris. Antes das sessões que acontecem neste sábado, 3, e domingo, 4, às 15h, o público poderá participar de visitas guiadas pelo prédio histórico da cinemateca, localizada na rua Demétrio Ribeiro, 1085. A classificação é livre.

Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada). O pagamento pode ser feito em dinheiro e pix. A bilheteria abre uma hora antes das sessões. A meia-entrada vale para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social; jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação). 

O filme - A animação franco-belga Zarafa, de Jean Christophe Lie e Rémi Bezançon, é um dos mais elogiados longas-metragens de 2013. Zarafa é inspirado na história real da primeira girafa trazida da África para a França, um presente oferecido pelo Paxá do Egito ao rei francês Carlos X. Na trama, Maki - um menino de 10 anos de idade que acaba de fugir de um traficante de escravos - torna-se amigo do animal em uma longa viagem, desde o Sudão até desembarcar em Paris em 1827. Durante esse percurso, eles passam por Alexandria, Marselha e pelos frios Alpes cobertos de neve. Maki fará de tudo para cumprir o que prometeu à falecida mãe da girafa - trazê-la de volta à terra natal. 

A Sessão Vagalume é uma iniciativa do Programa de Alfabetização Audiovisual e oferece um circuito alternativo de cinema infantojuvenil. Outras informações podem ser obtidas pelo site ou pelas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual). 


 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes