Arquivo Histórico recebe exposição e roda de conversa sobre mulheres pretas
A exposição Mulheres Pretas de POA: histórias do passado, presente e futuro ocorre nesta terça-feira, 25, no Arquivo Histórico Moyses Vellinho, na avenida Bento Gonçalves, 1129. A partir das 14h30 está programada um roda de conversa. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: projetodesarquivando@gmail.com .
A exposição celebra e homenageia mulheres negras que estão vinculadas a trajetórias importantes de representatividade étnico-racial na construção de Porto Alegre. Objetivo é propor uma nova abordagem para a leitura do acervo documental do arquivo, cujas vozes das mulheres negras estejam em evidência. A exposição contará com fontes do acervo e biblioteca, além de entrevistas de mulheres negras pioneiras em diferentes ofÃcios em Porto Alegre.
A população negra marcou sua presença nos espaços centrais de Porto Alegre, seja por meio da expressão cultural, da moradia ou do comércio, constituindo o que hoje se reconhece como territórios negros. As quitandeiras exerciam seu comércio em espaços públicos, entre os quais a atual Praça da Alfândega e, com os rendimentos de seu trabalho, podiam comprar sua liberdade e a de seus parentes.Â
Lissandra Mendonça