Banda Municipal faz concerto pelo aniversário de 98 anos

05/07/2023 08:50

Para comemorar o aniversário de 98 anos, a Banda Municipal de Porto Alegre irá realizar um concerto de aniversário, nesta quarta-feira, 5, às 20h, no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus). O palco será dividido com a Banda Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria, num evento que terá no repertório músicas como Sempre Fidelis, de J. P. Souza; Copacabana e Wave, de Tom Jobim; Rest, de F. Ticheli, entre outras. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o concerto será conduzido pelo maestro Diego Ramires, professor da UFSM e regente da banda sinfônica da universidade.

"Investir em cultura com qualidade é importante tanto para a administração da cidade quanto para o aumento de plateia com significativo e diversificado senso artístico-cultural", afirma o diretor da Banda Municipal, Eliseu Rodrigues.

Banda Municipal - A Banda Municipal foi instituída no dia 13 de julho de 1925, pelo Intendente Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizarem uma banda dentro dos “moldes europeus”. A estreia aconteceu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926 e, posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde hoje é a Assembleia Legislativa. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o "Macedinho", e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, presente em retretas, solenidades e atos cívicos.

Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a banda foi incorporada a este órgão, subordinada ao Gabinete do Secretário. Atualmente, com um quadro de 34 integrantes, músicos de vínculo estatutário, dirigida por Jorge Franco e Eliseu Rodrigues, a Banda Municipal de Porto Alegre realiza atividades musicais no Teatro Renascença, além de concertos para escolas, apresentações em atividades da prefeitura e eventos para a população da Capital.

Banda Sinfônica da UFSM - A Banda Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria nasceu em 2007, com o nome de Orquestra de Sopros. Foi uma criação do professor João Batista Sartor, atual maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Seguiram-se apresentações em vários espaços, com grande público, incluindo a capital Porto Alegre. O projeto é vinculado ao Departamento de Música da UFSM e visa a participar ativamente de eventos artísticos junto à comunidade de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.  O atual coordenador e maestro é o professor Diego Ramires.

 

Ivani Schütz

Andrea Brasil