Centro de Dança promove ações durante quarentena

14/04/2020 08:38
Maria Ana Krack / PMPA
SMC
Também seguem abertas as inscrições para a Incubadora de Dança da Restinga

O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) segue com suas atividades durante a quarentena, de modo alternativo, com uma série de ações, buscando manter iniciativas para a arte da dança em novas plataformas e formatos. Entre as iniciativas estão a Campanha de Doação Solidária, a disponibilização do repertório da Cia Municipal de Dança, aulas à distância para Cia Jovem de Dança, o lançamento de publicações para download em PDF e as inscrições para cursos de capacitação da Incubadora de Dança da Restinga.

O público poderá conferir todo repertório da Cia Municipal de Dança e da Cia Jovem, com obras de coreógrafos como Eva Schul, Driko Oliveira, Rafael Gomes e Douglas Jung. Os links para espetáculos como Caverna, Salão Grená, Água Viva, Ilação, Scanner, Narciso e Parmi entre outras obras serão divulgados neste blog e na página da SMC no Facebook.

Além disso, duas obras publicadas pelo Centro de Dança - Escritos da Dança 1 – Olhares da Dança em Porto Alegre e Grupo Experimental de Dança – 10 anos - estarão disponíveis para download e em PDF.  O Escritos da Dança 1 pode ser acessado através deste link. E no dia 29, Dia Internacional da Dança, será lançado em PDF, o segundo volume da coleção Escritos da Dança 2, com textos inéditos e comentários por vídeo dos organizadores da edição.

Continuam também abertas as inscrições para a Incubadora de Dança da Restinga. A inciativa do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e da Caixa Econômica Federal  terá oferta de cursos de capacitação profissional. Assim que acabar a quarentena, serão oferecidos ,gratuitamente, seis cursos de capacitação na área da dança (produção, mídias digitais, dança-educação, iluminação, sonorização e gestão) e será realizada a montagem de um espetáculo com 15 bailarinos que irá circular no bairro e pela cidade de Porto Alegre. Para fazer a pré-inscrição, é necessário acessar este link . A agenda dos cursos está condicionada às medidas de restrição para prevenção do coronavírus e será confirmada com os inscritos assim que possível.

O Grupo Experimental de Dança, que teria nova turma começando em abril, vai receber todo um programa de aulas à distância, com diversas linguagens da dança e indicações de leituras e tarefas e encontros on-line. Já a Cia Jovem de Dança segue suas atividades através do modo remoto. Seus  integrantes recebem exercícios de aulas de dança e de coreografia por vídeo.

O Centro de Dança vai lançar uma série de pequenos vídeos com dicas de cuidados para o corpo e a mente, sugestões de atividades em casa, indicações de leituras e filmes. Os vídeos serão disponibilizados neste blog e na página da SMC no Facebook .

Campanha de Doação Solidária – destinada aos artistas e técnicos de dança que estejam vivendo situação de extrema dificuldade financeira por conta da escassez de trabalho na área durante esse período de reclusão. Os interessados em receber as doações devem preencher o formulário neste link. Informações para doações através do email dancasmc@gmail.com.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

 

Paulo Beccon

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes