Cinemateca terá mostra do cinema asiático
A Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a sessão de abertura da mostra O Cinema da Ásia nesta quinta-feira, 5, às 20h, com o filme O Hotel às Margens do Rio. O mais novo longa-metragem do celebrado diretor sul-coreano Hong Sangsoo traz um drama familiar com breves momentos cômicos e oníricos. A atuação de Ju-bong Gi foi consagrada com o prêmio de melhor ator no Festival de Locarno de 2018, evento que marcou a estreia mundial do filme. O valor do ingresso para as sessões da mostra O Cinema da Ásia é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
No sábado, 7, às 18h, o diretor e professor Eduardo Wannmacher participa de um debate após a exibição de O Mundo, um dos filmes mais importantes do realizador chinês Jia Zhangke. No Coração do Mundo
e Cassandro, O Exótico seguem em exibição.
Produzida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, a Sessão Vagalume, que exibe filmes para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 7 e 8 de novembro, sempre às 14h, a versão dublada da animação O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki, uma das obras-primas do Studio Ghibli.
Debate com Jean-Baptiste Malet
A Aliança Francesa Porto Alegre promove um Débats d’Idées com o jornalista investigativo Jean-Baptiste Malet. Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate, L'Empire de l'or rouge (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018, dando origem ao documentário que será apresentado no dia 8, às 18h, na Cinemateca Capitólio Petrobras. A exibição será seguida de um bate-papo com o jornalista, mediado pelo coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, Milton do Prado. Entrada franca.
O francês é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique e escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana. O Débats d’Idées é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cidadania através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio da Cinemateca Capitólio.
O Império do Ouro Vermelho - (França, 54 minutos)
Fruta para o botânico, vegetal para o oficial da alfândega, barril para o comerciante. Em menos de um século, os tomates se tornaram um alimento básico para a humanidade. Processados na fábrica, embalados em um barril de concentrado, esses tomates circulam de um continente para outro. Para contar a espetacular difusão universal desse tomate que todo mundo consome, era necessário um afresco global. O vermelho de molho e ketchup - pizza e hambúrguer - nos conta uma história pouco conhecida do capitalismo agroindustrial que acaba por estar nas origens da globalização: dos catadores uigures de Xinjiang, na China, aos magnatas do tomate da Califórnia. Dos industriais italianos aos produtores africanos, a história da indústria do tomate e sua divisão internacional do trabalho contemporâneo nos oferecem uma narrativa inesperada que expõe a complexidade do nosso mundo.
Horários e sessões de 5 a 11 de setembro
Quinta-feira, 5
14h – No Coração do Mundo
16h – Cassandro, O Exótico
20h – Hotel às Margens do Rio
Sexta-feira, 6
14h – No Coração do Mundo
16h – Cassandro, O Exótico
18h – Rua Secreta
20h – Esplendor
Sábado, 7
14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Rua Secreta
18h – O Mundo + debate com Eduardo Wannmacher
Domingo, 8
14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
18h – Debate de Ideias (O Império do Ouro Vermelho)
20h – Assunto de Família
Terça-feira, 10
15h – Norte, O Fim da História
19h30 – Creepy
Quarta-feira, 11
14h – No Coração do Mundo
17h – Em Chamas
19h30 – Cemitério do Esplendor
Taís Dimer Dihl