Clássicos na Pinacoteca apresenta Duo Vórtice
O início da temporada 2020 do projeto Clássicos na Pinacoteca será marcado pela apresentação do Duo Vórtice. A apresentação será nesta terça-feira, 17, às 18h30. O ingresso é uma contribuição espontânea e a lotação da sala é para 50 lugares.
O Duo Vórtice é formado pelo brasileiro Tácio César Vieira (Florianópolis, 1990) e pelo chileno Ricardo Bahamondez (Coyhaique, 1988). Eles apresentarão na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973) obras de dois mestres russos, Shostakovich e Rachmaninoff, além do brasileiro, Villa-Lobos. Esses compositores vivenciaram, nas primeiras décadas do século XX, dramáticas mudanças políticas, ondas de revolução global, uma grande crise econômica e duas guerras mundiais.
Clássicos na Pinacoteca
Duo Vórtice com Tácio César Vieira (cello) e Ricardo Bahamondez (piano)
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico - Porto Alegre
Terça-feira, 17, 18h30
acervo@portoalegre.rs.gov.br / (51) 3289 8292
Ingresso: contribuição espontânea (lotação: 50 lugares)
Programa
Dmitri Shostakovich (Rússia, 1906 - 1975) - Sonata in D minor, Opus 40
Heitor Villa-Lobos (Brasil, 1887 - 1959) - O Canto do Cisne Negro
Sergei Rachmaninoff (Rússia, 1873 - EUA, 1943) - Vocalise nº14, Opus 34
Ricardo Bahamondez - Mestrando da Ufrgs, sob a orientação do professor e pianista Ney Fialkow, é graduado na Universidade Austral do Chile com o professor Letón e o pianista Armands Abols. Estudou em Santiago com a pianista Alexandra Aubert, em Viña del Mar, com o cravista e pianista Aníbal Correa e em Coyhaique com Felipe Nahuelpan e Aldo Gomez. Também participou de masterclasses em piano e música de câmara no Chile, Argentina, Brasil, Alemanha e Áustria. Atuou como solista em grupos de música de câmara no Chile, na Argentina e no Brasil.
Tácio César Vieira - Violoncelista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), é graduado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com o professor Hans Twitchell. Com ampla experiência em música de concerto, já integrou as orquestras mais conceituadas da Região Sul. Tocou com solistas como Nelson Freire (piano), Yang Liu (violino), Christoph Hartmann (oboé), Jean-Louis Steuerman (piano), Nicolas Koeckert (violino), dentre outros. Já atuou como solista em orquestra e em grupos de música de câmara em São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Chile e França.
Andrea Brasil