Começa montagem de andaimes para obra de revitalização do Paço Municipal

06/12/2022 15:28
Pedro Piegas / PMPA
Comunicação Social
Serão utilizados cerca de mil litros de tinta para renovar fachadas do edifício histórico

Teve início na manhã desta terça-feira, 6, a montagem dos andaimes para a obra de revitalização do Paço Municipal, projeto que inclui lavagem das paredes externas, remoção das infiltrações, recuperação de rachaduras e, por último, a pintura de toda fachada externa do prédio histórico. No total, serão recuperados 2,7 mil metros quadrados de área.

Será a primeira intervenção no prédio histórico em dez anos. A reforma, a cargo da empresa Costamar, vencedora da licitação pública, tem previsão de conclusão em julho de 2023. Antiga sede administrativa da prefeitura, o Paço abrigará o novo Museu de Arte de Porto Alegre.

O arquiteto Luiz Merino, da diretoria de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), explica que os andaimes serão colocados, neste primeiro momento, junto ao terraço virado para a avenida Siqueira Campos. "O cronograma preservou a fachada frontal devido às festividades do Natal. Depois da Siqueira Campos, será a vez da face do prédio na rua Uruguai, seguida pela Borges de Medeiros e, por último, a fachada principal", esclarece.

O material de pintura - mais de mil litros de tinta - foi doados pelas Tintas Renner. "Montamos os andaimes no terraço e, agora, estão sendo colocadas as linhas de vida - para dar proteção aos funcionários - e aí começamos a limpeza com lava-jato de baixa pressão", explicou a arquiteta da Costamar, Angela Fagundes, sobre o início dos trabalhos.

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes