Concertos Capitólio terá filme e música ao vivo neste sábado

06/08/2022 06:09

Neste sábado, 6, às 11h, a série Concertos Capitólio contará com a exibição do filme Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, que será acompanhado por música ao vivo do compositor e multi-instrumentista Vagner Cunha, além de participação do cantor e instrumentista Ernesto Fagundes. A apresentação ocorre na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), no Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada franca.

Sobre o filme
Um homem com uma câmera é um filme-ícone do cinema documental e experimental, muito influente na história do cinema mundial. É a experimentação cinematográfica do que Diziga Vertov (1896-1954) chamava de cine-olho, realizado com diferentes procedimentos cinematográficos, como alteração de velocidade da câmera, stills, telas divididas, entre outros.
Um homem com uma câmera revela o cotidiano da vida urbana de Odessa e de outras cidades soviéticas, retratando a indústria, o trabalho e o lazer nas grandes cidades dos anos 1920 da antiga União Soviética.

Sobre o diretor
Dziga Vertov foi um cineasta, documentarista e jornalista russo, considerado o precursor do cinema-verdade. Sua primeira obra cinematográfica foi o cinejornal Kinonedelia (1918). Contemporâneo de Eisenstein, Dziga Vertov fundou o movimento cine-olho, em 1923. Sua filmografia inclui, entre outras obras, Kinonedelia (1918), O aniversário da revolução (1919), A batalha de Tsaritsin (1920) e Um homem com uma câmera (1929).

Sobre Vagner Cunha
É compositor, arranjador e multi-instrumentista, sendo mestre e bacharel em música pela Ufrgs. Várias orquestras e grupos de câmara brasileiros estrearam suas composições. Recebeu sete vezes o Prêmio Açorianos e, em 2011, o Prêmio Funarte de Composição. Atualmente, é diretor musical da Camerata Ontoarte Recanto Maestro, para a qual compõe regularmente em diversas formações camerísticas. Também dedica-se à composição da ópera O Quatrilho, com libreto de José Clemente Pozenato. Foi indicado ao Grammy Latino em 2018.

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes